Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Encontro com os autores do livro "Uma mão-cheia de histórias"


Hoje, dia 30 de outubro, dois dos autores do livro "Uma mão-cheia de história", a professora Lúcia Morgado e o ilustrador Luís Almeida estiveram na EBFL onde se encontraram com os alunos do 5º ano, dinamizando uma sessão de promoção da leitura. Foi um encontro muito agradável. Os alunos participaram neste encontro com muito entusiasmo.




Fica aqui a biobibliografia da autora

Maria Lúcia Morgado dos Santos, é natural da freguesia da Cortiçada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros.
Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura.
Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na ESEV para contribuir para o jornal da Associação de Estudantes. Desde aí, tem escrito poemas e pequenos contos para os seus alunos e amigos e também para algumas antologias, tendo participado em alguns concursos.
O seu primeiro livro foi publicado em 1999 “A Magia dos Pequenitos” – um livro escrito em coautoria com os seus alunos da E.B 2, 3 de Nelas. Mais tarde, em 2003, publicou o livro “Abecedário de Valores” em coautoria com um grande amigo e colega – Fernando Marques Pereira. Em março de 2007, no âmbito da área curricular não disciplinar – Área de Projeto - publicou o livro “O Saber não Ocupa Lugar” em coautoria a sua amiga e colega Margarida Castro, com os alunos, docentes e pais e EE da turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros. O seu último livro, “Uma Mão-Cheia de Histórias”, escrito em coautoria com a sua grande amiga e colega Rita Almeida e ilustrado pelo seu estimado amigo e colega Luís Almeida, foi publicado pela Edições Esgotadas em Julho de 2013. É um livro escrito para as crianças, a partir de histórias vividas com as crianças. Talvez por isso, tenha sido tão bem acolhido pelas mesmas, daí que em abril de 2014 houve necessidade de se fazer a 2ª edição.
Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.



 “Uma Mão-Cheia de Histórias” é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante.  

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor na EBFL e na ESFROV

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor foi comemorado nas BE da EBFL e da ESFROV.

Organizou-se uma exposição sobre "Os livros mais vendidos de todos os tempos" e sobre  "Os 20 Maiores Escritores de Bestsellers de Ficção".
Também foram produzidos marcadores de livros com frases alusivas aos livros e à leitura da autoria de grandes personalidades que foram oferecidos aos frequentadores das bibliotecas.
Na Esfrov foi dinamizada a Feira do Livro, no átrio do Pavilhão 2, com bastante adesão da comunidade escolar.

Nas aulas de Português ou de Apoio ao Estudo foram visionados pequenos filmes que podes voltar a visionar aqui.

Nos dias 23 e 24 de abril foi realizada a Hora do Conto com a obra "O Romance do 25 de Abril" de João Mésseder, nas turmas do 2º ciclo.
 








quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Hallooween

A biblioteca foi enfeitada com alguns trabalhos que os alunos fizeram na disciplina de Inglês sobre o Halloween.











Fica aqui um pouco da história desta tradição que tem vindo a ser adotada em Portugal e que se comemora hoje (31 de outubro).


O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (dos Povos Celtas séc. |||).

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

A brincadeira de "doces ou travessuras" em inglês Trick or treat é originária de um costume europeu do século IX, chamado de souling (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo soul cakes (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.

Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Este é o cartaz criado para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar neste ano letivo. 



sábado, 25 de maio de 2013

Filomena Gonçalves assinou o Livro de Honra

Filomena Gonçalves deixou-nos uma mensagem para mais tarde recordar no Livro de Honra da biblioteca.
Agradecemos as palavras de carinho que nos escreveu.
Aproveitamos para expressar aqui a nossa satisfação de a termos recebidos nas escolas do nosso Agrupamento.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Encontro com Filomena Gonçalves


Ontem, dia 23 de maio, o nosso Agrupamento teve a honra de receber a escritora e atriz Filomena Gonçalves. Das 14 h. às 15:15h encontrou-se, na EBFL, com todos os alunos do 7º ano  desta escola e da EBIFA (D, E e F), com os alunos do 5º ano A, C, D e E e professores acompanhantes.
A partir da 15:30h. encontrou-se com os alunos do 7º ano (A, B e C) e os professores acompanhantes no auditório da ESFROV.
Foi uma tarde muito divertida e enriquecedora com a presença desta conhecida atriz e a dar os primeiros passos como escritora.  Foram momentos interessantes de apresentação da obra: O mundo misterioso de Guta. Os alunos fizeram perguntas sobre o livro, mas também sobre a sua vida enquanto atriz. Foram momentos de partilha que os participantes guardarão na sua memória. Na primeira sessão ainda houve tempo para ouvirmos a leitura da nossa convidada em conjunto com o Marco e a Mariana do 5º A.
No final de cada sessão, foi com muito agrado que os alunos pediram para a escritora autografar os livros que alguns compraram, para mais tarde recordar.
Agradecemos a presença e disponibilidade da atriz e escritora, Filomena Gonçalves, e a prestimosa colaboração da Leya, na pessoa do seu representante, José Aldir.