Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades da biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades da biblioteca. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ida ao Centro de Dia de Sátão

Hoje dia 16 de dezembro, os alunos do 10ºC, acompanhados da professora Ana Albuquerque, da professora bibliotecária e do professor Armindo, no âmbito do projeto "Ler para viver+", deslocaram-se até ao Centro de Dia de Sátão para mais um encontro intergeracional. Foram momentos de festa, cheios de alegria e boa disposição. Os alunos cantaram, tocaram acordeão e leram poemas. Também houve tempo para cantar os parabéns a uma das senhoras que frequenta a Instituição e dar uns passinhos de dança. 
Os alunos conversaram com os idosos, ofereceram-lhes um anjinho e rebuçados.
Mais uma vez, tivemos um encontro muito enriquecedor para todos os intervenientes. Foi com muito agrado que ouvimos os idosos elogiarem as atividades dos alunos, a agradecerem a nossa visita e pedirem para voltarmos brevemente. 
Também tivemos a colaboração de uma encarregada de educação, a quem deixamos aqui o nosso agradecimento. 
Desejamos a todos um Santo Natal.

Ida ao Centro de Dia de Sátão on PhotoPeach

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

As alunas do 10º E nas Casinhas de São Pedro

Ontem, dia 10 de dezembro, cinco alunas do 10º E, acompanhadas pela professora bibliotecária e pela assistente operacional, Gracinda, foram partilhar leituras, canções e conviver com os idosos que vivem nas Casinhas de São Pedro, em Mioma. Esta atividade está integrada no projeto "Ler para viver+". A professora Ana Albuquerque também ajudou a animar estes momentos de convívio. 
As alunas leram o "Conto de Natal" de Miguel Torga e declamaram poemas, tais como: "História antiga", "Natal e não dezembro" e "Litania para este Natal". Esta festa entre gerações animou ainda mais com as canções "Eu hei de dar ao menino", "Entrai pastores" e "O menino está dormindo" que também tiveram a colaboração de algumas funcionárias da Instituição. 
Ainda houve tempo para gravar pequenas histórias de vida contadas por estes idosos tão simpáticos.
Não podemos deixar de referir que o senhor Acácio fez questão de mostrar à professora Isilda os trabalhos manuais que tem vindo a executar com tanta dedicação.
Foi muito compensador ouvir os idosos a agradecerem estes momentos de partilha, a oferta de um anjinho e de rebuçados Dr. Bayard. e pedirem para voltarmos.
Deixamos aqui um profundo agradecimento a todos aqueles que participaram nesta atividade tão enriquecedora para todos.

Ida ao lar Casinhas de São Pedro on PhotoPeach

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

“Leituras entre gerações”- visita à Casa Madrinha e as Rosas

 Ontem, no âmbito do projeto “Ler para viver+”, cinco alunos do 10ºB, a Inês, a Laura, a Diana, a Soraia e o Pedro, acompanhados pela professora bibliotecária, Isilda e pela assistente operacional, Gracinda, foram à instituição Casa Madrinha e as Rosas, no Pereiro. Lá, apresentaram aos idosos “Um conto de Natal” de Miguel Torga e o poema “História Antiga” do mesmo autor. Também apresentaram e tocaram as canções tradicionais e uma canção de Natal com letra da sua autoria.
Ainda houve tempo para alguma conversa sobre as tradições de Natal vividas por estas pessoas com muito para contar.
Os nossos alunos ofereceram aos idosos anjinhos e rebuçados para alegrar este encontro de convívio tão enriquecedor.
Deixamos uma pequena "biblioteca itinerante" para que os livros possam ajudar a ocupar os dias destas pessoas que merecem a nossa companhia.
Uma das idosas leu-nos a frase que retirou do calendário do Advento "No Natal presenteia amor".
Agradecemos a forma amável como fomos recebidos, pois para além da cedência do transporte também nos brindaram com uma lembrança feita com material reciclado. Deixamos aqui o nosso profundo agradecimento a todos e recordaremos para sempre estes belos momentos de partilha entre gerações.

Ficam aqui as imagens que mostram como decorreu este encontro.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Encerramento das comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa

Hoje, entre as 15:30h. e as 16:30h. vai realizar-se na Capela da Senhora da Esperança, um Concerto em homenagem aos 800 anos da Língua Portuguesa, para encerrar as atividades que foram desenvolvidas sobre a temática no ano letivo anterior.

Fica aqui o cartaz.

As Bibliotecas Escolares da EBFL e da ESFROV em colaboração com os professores de Português, ontem e hoje, estão a fazer a divulgação de escritores de língua portuguesa. As aulas de português estão iniciar-se com a leitura da biobibliografia de um autor e de um texto ou pequeno livro do mesmo.


Na EBFL as biografias dos escritores ficaram nas portas das salas onde foram abordados. Também na biblioteca foram expostas biografias de outros escritores de expressão portuguesa. 











quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mês das Bibliotecas Escolares

Nesta semana, no âmbito das comemorações do Mês das Bibliotecas Escolares, foram realizados e oferecidos marcadores de livros nas Bibliotecas da EBFL e da ESFROV. Marca as tuas leituras com um marcador da tua biblioteca.









sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014

O mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, neste período pretende-se reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca da sua importância nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe o tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.


Está atento e participa nas atividades que vão ser dinamizadas.


Cartaz: prof. Ana Cristina Esteves

terça-feira, 15 de julho de 2014

Tertúlia/caminhada

No passado sábado, dia 12 de julho, um grupo de professores, assistentes operacionais e alguns familiares participou na Tertúlia/caminhada dinamizada no âmbito da atividade “Biblioteca da Amizade”. Esta atividade foi organizada pela equipa da BE em colaboração com o professor Carlos Paixão, a quem deixamos aqui um sentido agradecimento.
A atividade começou com uma visita guiada ao centro histórico de Aguiar da Beira. A seguir, os 24 participantes rumaram a Carapito. Lá, o professor Paixão conduziu o grupo a percorrer cantos e recantos cheios de história e de apontamentos literários que conta com um brilhozinho nos olhos. Narrou factos históricos relacionados com esta aldeia beirã e leu extratos que estão incluídos na sua obra “O homem do Pelourinho”. São tantas as estórias que brotam a propósito de qualquer coisa que impressiona o orgulho que sente da sua terra natal.
O almoço, na Casa de Turismo Rural Terreiro da Santa Cruz, fez a delícia dos convivas! Os sabores da cozinha tradicional portuguesa, o espaço antigo (requalificado) e a alegria e boa disposição tornaram estes momentos inesquecíveis para todos. Não faltou a música tocada na guitarra pela diretora do Agrupamento, acompanhada por muitas e belas vozes que alegraram ainda mais esta atividade de convívio, descontração e partilha. Foi uma manhã muito divertida e enriquecedora! 

Para ver o cartaz clique aqui.

Deixamos  também algumas fotografias.

Tertúlia/caminhada on PhotoPeach

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A felicidade com tão pouco

Partilhamos aqui algumas imagens da felicidade do sr. Acácio, residente do Lar Casinhas de São Pedro, de Miôma,  junto do seu "companheiro", como gosta de dizer. Ontem, mostrou-nos os trabalhos que tem realizado no computador que ajudámos a oferecer-lhe. É com muito orgulho e com um brilho no olhar que nos mostrou o que escreveu no computador. Pequenos textos que lhe permitem passar o tempo e trazer uma nova alegria à sua vida.






segunda-feira, 16 de junho de 2014

Projeto "Ler+ al(gu)ém" - ida ao Centro de Dia de Sátão

No passado dia 13 de junho, no âmbito do projeto "Ler+ al(gu)ém", três alunas do 10ºC, a professora Alcina Costa e a professora bibliotecária ,Isilda Menezes, foram ao Centro de Dia de Sátão. . Foram momentos muito gratificantes! As alunas apresentaram as histórias "O macaco de rabo cortado" de António Torrado e "A cozinheira espertalhona" de Ilse Losa. Em seguida, ouviram as histórias de vida que os frequentadores deste espaço tanto gostam de partilhar.
Agradecemos mais uma vez a forma gentil como fomos recebidas pelas pessoas que trabalham nesta instituição.

Ida ao Centro de Dia on PhotoPeach

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Projeto "O nosso mar: conhecer para aMAR" - visita de estudo

     Foi no passado dia 29 que as turmas do 2º ciclo realizaram a sua visita de estudo a Aveiro, onde visitaram uma salina, que nesta região se chama "marinha" - a Marinha Grã-Caravela - e andaram de lancha ou barco moliceiro. 
     Também  visitaram o MMI - Museu Marítimo de Ílhavo - com destaque especial para a história da pesca do bacalhau e o aquário onde puderam conhecer estes famosos peixes da nossa gastronomia - e o NMSA - Navio Museu Santo André, que os elucidou sobre a difícil vida a bordo de um navio bacalhoeiro.
    No âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR», as turmas do 5ºA, 5ºC, 5ºF e 6ºB, que durante o 2º e 3º períodos estabeleceram correspondência com turmas amigas desta região, visitaram a sua escola, a EB 2,3 de Aradas, onde almoçaram e confraternizaram com os seus amigos correspondentes.
Cada turma encontrou-se com a turma amiga, apresentaram-se, trocaram lembranças e experiências e as turmas de Sátão apresentaram poesias, leituras dramatizadas e canções preparadas com as professoras de Português, no âmbito do Projeto apoiado pelo LER+MAR,. Também oferecemos à escola de Aradas um livro sobre o Sátão, alguns símbolos do concelho e um pin  para cada aluno com o brasão da autarquia - (o livro e os pins foram ofertas da autarquia). Em troca receberam marcadores de livros, sabonetes de sal acabadinhos de fazer, entre outras lembranças atenciosas. 
   Na partilha de atividades de leitura e outras, a turma do 5ºF ofereceu à turma do 5ºB (Aradas) o livro com a sua versão, em  texto e ilustrações, d'«A Menina do Mar», preparado com o  apoio da professora de Português.   

   Durante a troca de correspondência, também a turma do 6ºB da EBFL enviara, na sua primeira carta para a turma do 6ºB de Aradas-Aveiro, uma oferta muito especial da sua professora, Rosa Quinteiro: o livro «EstrelaMar e Golfilhote», a sua primeira obra publicada. Na carta de resposta, os alunos  de Aveiro manifestaram o prazer que tiveram na leitura desta bela história.

A Professora Bibliotecária,


Isabel Carvalho


Encontro entre as Turmas Amigas de Sátão e da EB 2,3 de ARADAS on PhotoPeach


Visita a Aveiro - 2º ciclo on PhotoPeach



quinta-feira, 8 de maio de 2014

PALESTRA "NÓS E O MAR" NA CASA DA CULTURA DE SÁTÃO

Na passada sexta-feira, dia 2 de maio, realizou-se na casa da Cultura de Sátão uma palestra sobre o tema «Nós e o Mar», dinamizada pelo Engenheiro da Câmara Municipal de Sátão, Fernando Morais.
Tratou-se de uma atividade planificada em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Sátão, no âmbito do projeto «O Nosso Mar: Conhecer para aMAR», que está a ser desenvolvido por 8 turmas do 1º e 2º ciclos e que foi selecionado pelo Plano nacional de Leitura, no âmbito do LER+ MAR.
O dinamizador, com formação em Engenharia do Ambiente, realizou duas sessões: às 14h00 para o 5ºA, 5ºC, 5ºF e 6ºB, da Escola Básica Ferreira Lapa e  da EBI de Ferreira de Aves, e às 15h00 para o 2ºA, 3ºA, 3ºB e 3ºC, da EB1 de Sátão. Estas turmas puderam aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância dos mares e oceanos, da influência que a nossa situação geográfica e consequente ligação ao Mar teve na História de Portugal, as profissões ligadas ao Mar, as novas formas de rentabilizar os recursos que a nossa costa marítima nos oferece: o turismo, as energias renováveis, os desportos, etc.
Também foi abordada a intenção do nosso país em alargar a  Zona Económica Exclusiva de Portugal, estendendo a nossa fronteira até aos Arquipélagos dos Açores e Madeira, o que nos tornaria o país europeu com maior área geográfica.

    A professora bibliotecária coordenadora deste projeto, em nome das Bibliotecas Escolares, agradeceu a disponibilidade e empenho do Sr. Engenheiro Morais na preparação desta atividade.

                     
                                    Isabel Carvalho





segunda-feira, 21 de abril de 2014

Feira do Livro na ESFRoV

Depois deste merecido período de descanso, é tempo de voltar ao trabalho para vencer mais uma etapa neste ano escolar.
Lembramos que nos dias 22, 23 e 24 de abril vai dinamizar-se a Feira do Livro, no átrio do pavilhão 2 da ESFRoV.
Aparece, conhece as novidades e compra um livro.



domingo, 6 de abril de 2014

Realização de um desejo no Lar Casinhas de São Pedro

O sr. Acácio, residente do Lar Casinhas de S. Pedro, em Miôma, na última vez que as turmas do 10º ano  e as professoras Alcina Costa e Isilda Menezes integrado no projeto "Ler+ al(gu)ém" visitaram os idosos desta instituição, revelou-nos o desejo de ter um computador para escrever os seus poemas e outros textos que dão alegria à sua vida e lhe ajudam a passar o tempo. Os problemas de saúde  na sua mão direita não lhe permitem  escrever com caneta o que lhe vai na alma. Prontificámos a arranjar-lhe um computador. A direção do nosso Agrupamento colaborou e no dia 25 de março, à tarde fomos lá realizar esse desejo. 
Fazemos votos para que o sr. Acácio escreva muitos poemas que tanto orgulho tem em nos mostrar.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Os professores e assistentes operacionais cantam no átrio da EBFL


Os professores e assistentes operacionais cantaram no átrio da EBFL. À hora do almoço de quarta-feira, dia 12 de março, em conjunto interpretação a canção: "Celebrar em Português", com música da "Canção do mar" de Dulce Pontes e letra da professora bibliotecária Isabel Carvalho. Foram momentos muito divertidos para a comunidade escolar.
Fica aqui a letra da canção "Celebrar em Português".

Celebrar em Português
É navegar outra vez
E nas palavras
de Camões amar
heróis cantar
mil feitos, mil poemas
Vem saber o que a História diz:
O nascer da Língua de um país

Portugal
Tens de sonhar
Voltar ao mar
De Abril
E ao som dos versos de Ary
Gritar, perder, ganhar,
RECONQUISTAR teu rumo.

( para cantar por cima do instrumental)
Oitocentos anos
Feitos de poemas,
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
De palavras,
Vozes lusas:

Gil Vicente, Eça
Ou um Rei-poeta.
Trovas, cantos
A palavra certa.
Em Pessoa,
Mil Pessoas ler
Saramago,
Prémios merecer (pausa)

Vem saber o que a História diz:
O nascer da Língua de um país.
(… piano)
Portugal
Tens de sonhar
Voltar ao mar
De Abril….
E ao som dos versos de Ary
(..) peq. pausa(…)
Gritar, perder, ganhar,
reconquistar teu rumo.

( para cantarpor cima do instrumental)
Oitocentos anos
Feitos de poemas,
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
Voz de mestres
Vozes lusas:

Torga e Aquilino
Tantos outros mais.
Fados lusos
Vozes imortais
Na saudade,
Portugal  levaram
Mundos alcançaram…
                       
Oitocentos anos
Feitos de poemas
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
Voz de mestres
Vozes lusas…


Canção on PhotoPeach

sábado, 8 de março de 2014

Planificação das atividades da Semana da Leitura


Consulta aqui a planificação das atividades previstas para a SEMANA DA LEITURA 2014.
Participa e diverte-te nesta festa da leitura.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Participa nas atividades da Semana da Leitura

Deixamos-te o convite para participares nas atividades da  SEMANA DA LEITURA, promovidas pela Biblioteca Escolar.


quinta-feira, 6 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA 2014

De 10 a 14 de março o nosso Agrupamento vai comemorar mais uma edição da Semana da Leitura, centrada no tema a Língua Portuguesa que celebra os oitocentos anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. O lema escolhido foi: “O Português nas bocas do mundo”.






terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ler+ al(gu)ém - Dia dos namorados no Centro de Dia de Sátão


No dia 14 de fevereiro, as alunas do 10º C, Joana Mata, Carolina Dias, Olga Reis e Inês Silva, acompanhadas pela professora de Português, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes, foram ao Centro de Dia de Sátão onde dinamizaram a atividade "Leitura entre gerações". Foram declamados poemas  de amor de Fernando Pessoa, de José Gomes Ferreira e de Joaquim Pessoa. Também foi apresentada, de forma muito expressiva, a história "Burros" pela Inês. Seguiram-se momentos de conversa com os idosos sobre namoros e namoriscos relembrados dos seus tempos de juventude
Foram momento divertidos de partilha e convívio.





quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Projeto "Ler+ al(gu)ém"- Dia dos namorados na Rádio Sátão

               No âmbito do projeto “Ler+ al(gu)ém”, os alunos Ana Rita Sousa, Francisco Santos, Leandro Amaro, Paula Cunha, Micaela Pina e Marisa Pereira, das turmas do 10º A e B , acompanhados pela professora, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes, foram à Rádio Alive FM gravar a leitura de textos para celebrar o Dia dos Namorados.  Para quem estiver interessado em ouvir, a transmissão será feita amanhã, ao longo do dia, na frequência 89.9. 
Não percas os belíssimos poemas de Fernando Pessoa, Joaquim Pessoa, José Gomes Ferreira e a "Declaração de amor" de Miguel Esteves Cardoso.

Projeto "Ler+ al(gu)ém" - alunos do 10º B vão à Casinhas de S.Pedro


Ontem, dia 12 de fevereiro, no âmbito do projeto "Ler+ al(gu)ém" foi dinamizada, mais uma vez, a atividade: leituras entre  gerações. Um grupo de seis alunos do 10º B foram a Miôma, ao Lar Casinhas de S.Pedro, acompanhados pela professora de Português, Alcina Costa, e pela professora bibliotecária, Isilda Menezes. A propósito do Dia dos Namorados, leram poemas de amor e conviveram com os idosos de uma forma muito simpática. As conversas sobre a sua juventude, namoros e namorados, fizeram recordar tempos de alegria.