Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de março de 2014

"Saudade um conto para sete dias"

Durante a Semana da Leitura e nesta que está a decorrer, a professora bibliotecária, Isilda Menezes, leva a Hora do Conto à sala de aula de Educação para a Cidadania. O livro que está ser  a apresentado é "Saudade um conto para sete dias" de Claudio Hochman e ilustrado por João Vaz de Carvalho. A sessão termina com a audição da canção "Desfado" de Ana Moura que também traduz magnificamente o significado de SAUDADE.

Podes ler este livro online  aqui .

Deixamos-te aqui um pequeno excerto para te despertar o apetite para o leres este livro maravilhoso.

"Num país muito distante, vivia o Rei mais sábio que alguma vez habitou a Terra. Sabia falar todas as línguas, mesmo todas: o persa, o italiano, o mandarim, o guarani, o iídiche, o finlandês... Era um dicionário vivo. Sabia o significado de todas as palavras.
Todas as segundas-feiras, lançava um desafio. Qualquer pessoa se podia inscrever e aquela que fosse selecionada podia perguntar ao Rei o que quisesse e ele, claro, para tudo tinha uma resposta. Na segunda-feira em que começa este conto, coube a vez a um homem, um tal Fernando.
Fernando vinha de uma Cidade onde as calçadas têm desenhos a preto e branco e, à medida que o dia avança, vão mudando de forma.


Fernando entrou com o seu fatinho, a sua gravatinha, o seu bigodinho e os seus óculos pequeninos. Da sua pastinha, tirou um caderno onde estavam anotadas as suas dúvidas e perguntas...


Encontro com a Drª Conceição Tomé autora do livro "O caderno do avô Heinrich"

Na sexta-feira à tarde, 14 de março, a autora do livro "O caderno do avô Heinrich", Conceição Tomé esteve na EBFL com os alunos do 6º ano e na ESFROV com os alunos do 7º e 8º anos.
Foram sessões muito animadas e de grande partilha. A autora contextualizou o processo de criação do livro e apresentou alguns factos verídicos que impulsionaram o processo criativo. Os alunos questionaram a autora sobre vários aspetos de uma obra que referiram ter apreciado muito ler.
Foi uma tarde muito enriquecedora para todos os participantes.  
Deixamos aqui um agradecimento à Drª Conceição pela vinda ao nosso agrupamento e pelas palavras amigas que deixou no nosso "Livro de Honra".

Está atento, mais tarde publicaremos uma entrevista com a autora.


O Caderno do avô Heinrich on PhotoPeach

Brincar ao teatro - "O Zé das Moscas"

    Na quinta-feira, à tarde, foi dinamizada a atividade  "Brincar ao teatro". Os alunos que participação na Oficina da Leitura e da escrita na EBFL fizeram a dramatização da história bastante conhecida “O Zé das Moscas”  de António Torrado, a partir do livro Teatro às três pancadas. Foram momentos bastante divertidos para os alunos que assistiram e para estes jovens  "atores".






Que bem lemos em Português

Na tarde de quinta-feira, na EBFL, decorreu o concurso "Que bem lemos em Português", um concurso de leitura expressiva. Inscreveram-se cerca de 20 alunos. Em grupos de quatro foi apurado o leitor mais expressivo e atribuídas pequenas lembranças.
Parabéns a todos os participantes.




segunda-feira, 17 de março de 2014

Hora do conto

Hora do conto foi dinamizada pela professora Rosa Aguiar na EBFL  para os alunos do 7º ano com o conto "A estrela" de Vergílio Ferreira, na quarta-feira e na sexta-feira "Mestre Finezas" de Manuel da Fonseca para os alunos do 9º ano.
Aproveitamos para agradecer a colaboração generosa da professora Rosa.



domingo, 16 de março de 2014

Exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal- 1947-1958", na BE da ESFRoV

Durante a semana esteve na BE da ESFROV a exposição cedida pela Embaixada da Áustria sobre as "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal -1947-1958".  Pudeste conhecer um pouco da história do mundo e do nosso país. Além disso, pudeste ver/ler livros e assistir a filmes e documentários sobre uma época tão marcante como foi a Segunda Guerra Mundial. 










“Silêncio, vamos ler em Português!”-

“Silêncio, vamos ler em Português!”- no dia 11 de março, fez-se uma paragem de 30 minutos, no Agrupamento, para leitura de um texto sobre a origem, evolução e dimensão da língua portuguesa no mundo, em todas as turmas do Agrupamento. Algumas turmas optaram por fazer a leitura silenciosa à semelhança dos anos anteriores e leram o texto na aula de Português.









Booky-paper - “O Português visto à lupa”


Booky-paper - “O Português visto à lupa”- concurso de leitura na pista do pormenor. As turmas do 7º e 8º anos da EBFL participaram, em grupo, num concurso com duas modalidades, uma de cultura geral e outra na pista do pormenor de textos dados. 








800 anos da Língua Portuguesa - documentos antigos


Como é do conhecimento de todos na semana  passada (10 a 14 de março) comemorámos a Semana da Leitura, centrada no tema da Língua Portuguesa que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. O lema escolhido foi: “O Português nas bocas do mundo”.


O Português é falado nos cinco continentes, é a língua oficial de oito paísesAngola (19,8 milhões de habitantes), Brasil (194,9 milhões), Cabo Verde (496 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (23,3 milhões), Portugal (10,6 milhões), São Tomé e Príncipe (165 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões). Contudo, só nos casos de Portugal e do Brasil é contabilizada toda a população como falante de português. Em Timor-Leste, por exemplo, apenas 20% dos habitantes falam português, enquanto na Guiné-Bissau são 57%, em Moçambique 60%, em Angola 70%, em Cabo Verde 87% e em São Tomé e Príncipe 91%, revelam os dados do observatório.

O Testamento de D. Afonso II é considerado por muitos estudiosos como o primeiro texto escrito em língua portuguesa. Esta datação não é pacífica; existem outros textos que reivindicam a mesma proeza, nomeadamente a “Notícia de Torto” e a “Notícia de Fiadores”. No entanto, “Testamento de D.Afonso II” é aquele que reúne mais consenso, e para o qual existe uma data de redação mais provável, 1214. Para homenagear a língua portuguesa, é apresentada em seguida uma transcrição integral desse texto.

Em nome de Deus. Eu, rei D. Afonso, pela graça de Deus, rei de Portugal estando são e salvo, temendo o dia da minha morte, para a salvação da minha alma e para proveito de minha mulher D. Orraca e de meus filhos e de meus vassalos e de todo o meu reino, fiz meu testamento para que depois de minha morte, minha mulher e meus filhos e meu reino e meus vassalos e todas aquelas coisas que Deus me deu para governar estejam em paz e em tranqüilidade. Primeiramente mando que o um filho, infante D. Sancho, que tenho da Rainha D. Orraca assuma o meu reino inteiramente e em paz. E se este morrer sem deixar descendentes, o filho mais velho que houver da rainha D. Orraca tenha o meu reino inteiramente e em paz. E se não tivermos filho homem, a filha mais velha que tivermos, assuma o reino. E se no tempo da minha morte, meu filho ou minha filha que deve reinar não tiver idade, esteja o reino em poder da rainha, sua mãe. E meu reino siga em poder da rainha e de meus vassalos até quando cheguem à idade. E se eu morrer, rogo ao Papa, como padre e senhor e beijo a terra ante seus pés para que ele receba sob sua guarda e sob sua proteção a rainha e meus filhos e meu reino. E se eu e a rainha morrermos, rogo e peço que meus filhos e o reino sigam sob sua proteção
Ano de 1214
Data provável: 27 de junho de 1214






sábado, 21 de dezembro de 2013

"As Rainhas Magas"

Na última semana de aulas, os alunos  que frequentam a Oficina da Leitura e da Escrita, à quinta-feira, das 13:50 às 14:35h, na BE da EBFL, apresentaram a todas as turmas do 2º ciclo desta escola a peça de teatro "As Rainhas Magas". A professora bibliotecária fez a adaptação da peça de teatro que consta do livro "Natal! Natal" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Foram muitos divertidos e de reflexão neste tempo de PARTILHA, de PAZ e ALEGRIA.



Cinco histórias de Natal que agradam a pessoas de todas as idades e enchem o coração de ternura. Uma peça de teatro para ler ou representar em família ou na escola, centrada em figuras que têm andado um pouco esquecidas: «As rainhas
magas».










sexta-feira, 8 de novembro de 2013

S. Martinho

S. Martinho vai ser comemorado no próximo dia 11 de novembro, nas escolas do agrupamento.
A BE da EBFL também lembrou a data com a decoração do espaço.





 
Ficam aqui alguns provérbios:
 

• A cada bacorinho vem o seu S. Martinho.

• A cada porco vem o seu S. Martinho.

• Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.

• Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.

• No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

• No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.

• No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.

• Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.

• Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

• Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

• Verão de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

• Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - atividades na biblioteca

Os alunos que frequentam a Oficina da Leitura e da Escrita na biblioteca escolar da EBFL realizaram um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a organização e funcionamento da biblioteca.
O grupo esteve muito empenhado na sua construção. Também jogaram com muito entusiasmado e demonstraram conhecer bem a biblioteca.
Vem também tu à biblioteca e experimenta o novo jogo!





terça-feira, 22 de outubro de 2013

Marcadores de livros "Mês Internacional da Bibliotecas Escolares"

Marcadores produzidos na biblioteca da EBFL para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sob o tema "Biblioteca escolar: uma porta para a vida".




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na EBFL

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano sob o lema Biblioteca Escolar: uma porta para a vida, têm vindo a realizar-se visitas guiadas à biblioteca da EBFL com os alunos do 5º ano. A professora bibliotecária dá a conhecer aos novos alunos o espaço da biblioteca, a sua orgânica e o seu funcionamento. Todos recebem o Guia do Utilizador que é um desdobrável que te dá informações importantes enquanto utilizador da biblioteca.
Depois da sessão de formação de utilizadores, os alunos participam na Hora do Conto dinamizada pela professora Rosa Aguiar (que já se encontra aposentada) que tem vindo colaborar connosco. A história apresentada foi : “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” de Luis Sepúlveda. Os alunos mostraram o seu agrado por esta belíssima história de amizade. Nós aproveitamos para agradecer a colaboração da professora amiga da nossa biblioteca e da nossa escola.


Deixamos aqui a sinopse do livro para aguçar o apetite para a leitura desta obra magnífica. Podes conhecer a biografia do autor no placard da bilioteca de divulgação do Autor do Mês

Sinopse
Max vive em Munique com os seus pais e irmãos - e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.
Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.

Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.