Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades na biblioteca. Mostrar todas as mensagens

domingo, 16 de dezembro de 2012

Exposição na BE da Esfrov


Está patente na biblioteca da ESFROV uma exposição sobre a 1ª Guerra Mundial. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História. Já  muitos alunos vieram apreciar  os trabalhos expostos. Se ainda não o fizeste, no início do 2º período ainda poderás ver os trabalhos que ilustram essa época da história mundial.

Aparece!











quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Palestra "Pe. António Vieira e Direitos Humanos", na ESFRoV


Os alunos das turmas 11º A,B,C,D, na sequência da lecionação do Sermão de Santo António aos Peixes, participaram, no passado dia 5 de dezembro, no Anfiteatro da ESFROV, numa palestra intitulada "Pe. António Vieira e Direitos Humanos", dinamizada pela professora Helena Castro (elemento da equipa da BE). Esta atividade, em articulação com o currículo, procurou alargar os seus conhecimentos dos alunos relativamente ao papel político do Pe. António Vieira em Portugal, nomeadamente em relação à Inquisição, e ao mesmo tempo refletir sobre a problemática dos Direitos Humanos e sobre o seu modo de argumentar para defender os mesmos direitos numa obra intitulada "Notícias Recônditas do Modo de Proceder a Inquisição com os seus Presos". Nesse contexto, a partir dos argumentos utilizados pelo Pe. António Vieira na denúncia dos procedimentos da Inquisição em Portugal, os alunos ajudaram a construir cartazes que estiveram expostos na Biblioteca da ESFRoV para relembrar o Dia dos Direitos Humanos - 10 de dezembro.












quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Continuação da atividade: a fábula na BE


À semelhança da turma do 5º A também os alunos do 5º D e 5ºE vieram à biblioteca da EBFL participar na atividade sobre as fábulas, dinamizada pela professora Helena Castro. Desta vez foram trabalhadas as fábulas: "A Raposa e o Corvo" e o "A Raposa e o Galo". Foram sessões muito animadas!





 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dia Nacional do Mar - 16 de novembro


O Dia nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, o dia 16 de novembro foi instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar. São muitas as atividades realizadas em várias localidades do país para assinalar esta data.

As nossas bibliotecas também quiseram comemorar o Dia Nacional do Mar. Assim, na biblioteca escolar da EBFL e na da ESFROV  podes apreciar a exposição “Eu e o Mar”. A Comunidade Educativa foi convidada a trazer fotografias/imagens do mar e a legendá-las. 
As bibliotecas também disponibilizaram diversos documentários sobre o Mar

Ficam as imagens da exposição na ESFROV que contou com a colaboração das turmas do 8º A e B, de outros alunos, de alguns professores e das assistentes operacionais. Destacamos o trabalho da turma do 10º F (Curso Profissional) que pintou o painel com um ambiente marítimo magnífico.








Na biblioteca da EBFL, a exposição teve a colaboração de alguns alunos e professores do 2º ciclo e das assistentes operacionais. Também contou com a participação do Clube "Pequenos Artistas" na elaboração dos motivos marinhos.





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A fábula e a BE


No dia 8 de novembro, a turma do 5ºA participou numa atividade realizada na biblioteca escolar da EBFL, com a colaboração da professora Helena Castro. Esta atividade está em articulação com o currículo da disciplina de Português.
Ficam as imagens.

Fábula on PhotoPeach

Deixamos aqui dois pequenos textos:


                 Ida à Biblioteca Escolar    

      No dia oito de novembro, a minha turma (5ºA), acompanhada pela professora de Português, foi à Biblioteca Escolar.
     Lá, sentámo-nos e a professora Helena Castro, informou-nos que íamos trabalhar a temática das fábulas. Ela perguntou-nos o que era uma fábula e nós respondemos prontamente, pois estamos a tratar esse tipo de texto na aula.
     A seguir, juntámo-nos em grupos de três elementos e deram-nos um envelope com tirinhas lá dentro. Com essas tirinhas, conseguimos organizar estrofes e depois um poema. Também consultámos o dicionário quando sentíamos dificuldade em perceber o significado de algumas palavras.
     No final, pintámos imagens relacionadas com a fábula: “ O burro com pele de leão” e expusemos o texto e as magensa na parede da biblioteca. O resultado foi muito bonito!
     Esta atividade foi divertida e muito interessante!    
                                                                  Mariana, 5º A

Reconto da Fábula.


O burro com pele de leão
   
           Um dia, um burro malcriado e desobediente, cansado do seu dono que era moleiro, fugiu e foi para a floresta.
            Quando ia a passear, muito descontraído, encontrou uma pele de um leão morto e vestiu-a.
           O burro, disfarçado de leão, foi para a aldeia e assustou os seus habitantes, estes ficaram cheios de medo daquele animal com aspeto tão feroz.  
           O moleiro que andava por ali viu uma ponta da orelha do burro e tirou-lhe a pele do leão. Furioso, o dono deu-lhe com o cajado, punindo-o. Assim, que o moleiro desmascarou o burro, carregou-o como burro de carga que era antes.
         Não devemos querer mostrar aos outros aquilo que na verdade não somos.

                                   Marco e João, 5ºA

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dia de S.Martinho

As escolas EBFL e ESFROV vão realizar hoje o magusto de S. Martinho. As bibliotecas escolares também assinalaram esta data festiva.

Na EBFL foi  exposto um painel que foi sendo completado com a colaboração dos alunos frequentadores da biblioteca. Estes colocaram vários motivos, completando corretamente os provérbios relacionados com a época. Este painel teve a colaboração do clube "Pequenos Artistas".




Na ESFROV organizou-se uma exposição com um vasto conjunto de provérbios, a lenda de São Martinho e de objetos e alimentos que lembram a data festiva. Os alunos também colaboraram na exposição. Ora vejam e apreciem o trabalho da Carolina e da Inês, do 7º B.



São Martinho



São Martinho era valente,
Soldado romano como pouca gente.
De uma guerra em Itália regressava,
Para o seu país natal voltava!

Cavalgando pela floresta,
Com muita, muita pressa.
Então um mendigo encontrou,
E a fome lhe matou!

Com roupas rasgadas o pobre estava,
E muito frio assim passava.
Martinho o ajudou,
E metade da sua capa vermelha cortou!

Todos juntos à volta da fogueira a cantar,
O Verão quente de São Martinho veio para nos alegrar.
Aqui fica a lenda, aqui fica a história,
Que nos ficará para sempre presente na memória!


Carolina Costa nº4, Inês Aguiar nº11 7ºB

                               





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Exposição sobre o LIVRO, na BE da Esfrov

A equipa da BE organizou uma exposição sobre a evolução do livro ao longo dos tempos, desde da pré-história até à atualidade.
Vem à biblioteca! Melhora os teus conhecimentos e descobre algumas curiosidades. A exposição foi enriquecida com:

- Elucidário das palavras, termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram: obra indispensável para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre nós se conservam / Publicado em Beneficio da Litheratura Portugueza, de Fr. Joaquim de Santa Rosa Viterbo, o patrono da escola;

- Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, o livro de expressão portuguesa mais conhecido;

- D.Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). Em 2002 foi considerada a melhor obra de ficção de todos os tempos;

- O livro mais antigo da biblioteca;

- O primeiro livro de registo dos documentos da biblioteca.


Aparece!