Mostrar mensagens com a etiqueta Acontecimentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Acontecimentos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Concurso Símbolos Mágicos do Halloween

O Halloween está próximo! O Grupo de Recrutamento de Inglês do 2º ciclo do Agrupamento está a promover um concurso sobre os símbolos mágicos do Halloween para os alunos do ensino básico.
Deixa-te encantar!!!! Participa no CONCURSO do Dia das Bruxas!!!
Usa a tua imaginação e cria símbolos mágicos.
Nada de cartazes nem cartolinas!
Procura inovar! O feitiço maior é o da originalidade! Faz a diferença e participa usando os teus dons encantados!
Para mais informações, lê o Regulamento...

                                                  Os docentes de Inglês (2º ciclo)



REGULAMENTO DO CONCURSO SÍMBOLOS MÁGICOS do HALLOWEEN

     O concurso “Símbolos Mágicos do Halloween” é um concurso integrado no Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Sátão, organizado pelo Grupo de Recrutamento de Inglês do 2º ciclo, aberto à participação de todos os alunos do Ensino Básico deste Agrupamento.
     O Concurso tem como objetivos divulgar uma festividade típica, estimular a criatividade e desenvolver o espírito de entreajuda e sociabilização, criando o gosto pela participação em atividades diversas.

Regulamento:
1. Os símbolos devem ser feitos com vários tipos de materiais, tendo em consideração a sua durabilidade uma vez que se destinam a ficarem expostos durante alguns dias.

2. O trabalho poderá ser elaborado individualmente, em pares ou em grupos de 3 alunos no máximo, podendo ser os elementos de diferentes turmas e níveis de ensino.

3. Deverá constar do trabalho, de forma legível, inserido neste ou à parte, os seguintes dados: nome dos autores, número e turma(s) que representam.

4. Só serão aceites a concurso as inscrições devidamente formalizadas junto do professor de Inglês. Basta dizer os nomes e números dos concorrentes e respetiva(s) turma(s).

5. Data limite da inscrição e de entrega dos trabalhos: dia 28 de outubro de 2011.

6. Os critérios de avaliação considerados serão principalmente a originalidade, a utilização de materiais reciclados e a adequação ao tema.

7. A apreciação dos trabalhos e entrega de prémios, será feita por um júri, no dia 02 de novembro de 2011.

8. Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.

9. Aos concorrentes premiados será dado um prémio simbólico de participação.

10. Todos os trabalhos ficarão expostos na Escola durante 1 semana, sendo também divulgados on-line, na página do Agrupamento: http://www.escolasdesatao.pt/

 
PARTICIPA!





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comemoração da Implantação da República - 5 de outubro

      Como sabes a Implantação da República resultou de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
      A Biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa e os alunos do 6º B não quiseram deixar de lembrar este acontecimento importante da história de Portugal. Assim, acompanhados das professoras Valentina, Susete e Rosa Ângela recriaram este acontecimento em vários espaços da escola, entre eles a biblioteca, o átrio, a sala de professores… Parabéns pela sua prestação!
      Foi ainda organizada uma exposição de documentos relacionados com o tema, na biblioteca.

      Também tu podes participar nesta atividade de recriar personagens e acontecimentos históricos. Informa-te na Biblioteca da EBFL.






segunda-feira, 6 de junho de 2011

A biblioteca saiu da escola

À semelhança do que aconteceu no 2.º período com a ida ao Centro de Dia de Sátão, as alunas que participam na Oficina da Leitura e da Escrita e no Clube de Expressões da EBFL, acompanhadas pelas professoras Isilda, Valentina e Isabel Demar, foram animar por alguns momentos uma Instituição para Idosos. Além delas, também foram oito alunas do 5ºB. Desta vez deslocaram-se até Mioma, às Casinhas de S.Pedro, no passado dia 3 de Junho.
As pessoas que ali vivem estavam à espera das visitas e ficaram felizes quando viram entrar aquele grupo jovem e cheio de sorrisos. A dona Maria dos Anjos animou logo a recepção com canções entoadas com a sua bela voz.
As alunas da Oficina apresentaram a história de fantoches “O livro que só queria ser lido”, uma adaptação da obra com o mesmo título de José Jorge Letria. Em seguida, elas e o grupo de alunas do 5º B alegraram o recinto com danças medievais. Ainda houve tempo para que alguns idosos contassem pequenas grandes histórias das suas longas e preenchidas vidas. Todas elas fascinantes! Tínhamos vontade ficar ali a ouvir sem pensar que o tempo passa.
Não podemos deixar de partilhar o exemplo do senhor Acácio. Um senhor que a vida quis que perdesse as duas pernas e a sensibilidade no braço direito. Aprendeu a ler há meia dúzia de meses, com uma vontade devoradora. A escrita é agora o seu passatempo favorito. Escreve o que lhe vai na alma, com a sua mão esquerda (apesar de ser dextro) com uma letra bem desenhada e perfeita. Leu com orgulho alguns dos seus textos e até declamou uma quadra que fez para assinalar a ida das meninas e das professoras como fez questão de dizer.


Agradecemos à drª Sónia e a todas as funcionárias a maneira como nos receberam.

Foram momentos de partilha entre gerações que muito apreciámos e que gostaríamos de repetir.





terça-feira, 17 de maio de 2011

Apresentação do livro «Sátão: Retratos da nossa História» no cine-teatro de Sátão

No passado dia 7 de Maio, no cine-teatro de Sátão foi feita apresentação do livro “Sátão: Retratos da nossa História” escrito pelo professor Carlos Paixão (do Agrupamento de Escolas de Sátão) e ilustrado pelo professor Carlos Pais (Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira).
Este livro, destinado ao público infantil, integra-se nas comemorações dos 900 anos da atribuição Foral de Sátão e conta a história do concelho de Sátão.
Parabéns aos autores por mais este legado!

Para mais informação sobre este evento e sobre a Feira Medieval realizada no dia 9 de Maio, podes aceder a:
http://www.daotv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2653:satao-larte-de-bem-receberr-comemorados-900-anos-do-foral&catid=45:satao&Itemid=78




sábado, 14 de maio de 2011

Comemorações dos 900 anos do Foral de Sátão

      No dia 9 de Maio a nossa comunidade esteve em festa! Celebraram-se os 900 anos da atribuição da Carta de Foral ao Concelho de Sátão.
      Nesse dia, as ruas e largo de S. Bernardo encheram-se com o colorido dos trajes medievais e os sons dos arautos que anunciavam o ilustre cortejo e bulício da Feira Medieval.
      Todas as Escolas estiveram envolvidads em actividades, que pretenderam recriar os tempos passados de uma época que marcou a História de Portugal e a História do nossso concelho.
      Divulgamos algumas imagens que ilustram esses momentos...








 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trabalho colaborativo: Área de Projecto e Biblioteca Escolar

Continuamos a publicar os trabalhos realizados pelos alunos do 6º B da Escola Básica Ferreira Lapa, no âmbito das comemorações dos 900 anos da atribuição da Carta de Foral a Sátão.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Encontro com a escritora Manuela Gonzaga

      No dia 4 de Março, a escritora Manuela Gonzaga esteve no Agrupamento de Escolas de Sátão. Na Escola Básica Ferreira Lapa dinamizou duas sessões com todos os alunos do 6º ano. Aqui estiveram presentes as duas turmas da Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves. Mais tarde, deslocou-se ao auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo onde se encontrou com os alunos do 7º ano dessa escola. Foram encontros muito interessantes em que se estabeleceu uma relação de forte empatia entre os alunos e a escritora. Esta contou algumas situações interessantes da sua vida enquanto escritora e respondeu às perguntas pertinentes dos alunos. Também o belo cão Timóteo (companheiro inseparável da escritora) alegrou os participantes com a sua presença afável e muito meiga. A escola estava animada nesse dia! Alunos, pessoal docente e não docente irão recordar a presença simpática de Manuela Gonzaga.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Apresentação pública do livro “Histórias… com Matemática II”

        No próximo sábado, dia 12 de Fevereiro vai ser feita a apresentação pública do livro “Histórias… com Matemática II” na livraria Pretexto, na rua Formosa, em Viseu, pelas 16 horas.
        Este projecto nasceu no seguimento do concurso “Era uma vez… com Matemática”, promovido pela Escola Superior de Educação de Viseu, destinado a alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Estes foram desafiados a escrever uma história cujo tema fosse a Matemática. O concurso tinha (tem) como objectivos: desenvolver a competência matemática dos alunos; promover nos alunos a capacidade de comunicação escrita e estimular a criatividade dos alunos e dos professores em torno de temas da Matemática. Além disso, pretendia-se uma colaboração estreita entre os professores de Língua Portuguesa e de Matemática.
        As histórias premiadas foram ilustradas por alunos do Curso de Artes Plásticas e Multimédia (Escola Superior de Educação de Viseu).
        Os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Ferreira Lapa têm participado nas três edições do concurso. Na segunda edição, a aluna Inês Margarida Soares (na altura no 5ºF) foi premiada e a sua história “Bem-vindo à Poligonolândia” integra o livro “Histórias… com Matemática II”. Parabéns pela sua participação!

        Este ano lectivo, já está a decorrer a 4.ª edição do concurso “Era uma vez… com Matemática”, destinado agora a alunos do 1.º, 2.º ciclos e professores do ensino básico. Mais informações sobre o concurso em : http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Concursos.htm

domingo, 12 de dezembro de 2010

Tributo à Língua Portuguesa no Sátão


Sessão de apresentação do livro “Nesta nossa doce língua de Camões e de Aquilino”

      No passado sábado, dia 11 de Dezembro, pelas 20.30 horas, foi dinamizada uma sessão de apresentação do livro “Nesta nossa doce língua de Camões e de Aquilino” de Fernando Paulo do Carmo Baptista.
      A apresentação da obra foi feita pela professora Ana Albuquerque e pelo padre Mílton d’Encarnação. Alguns amigos deram o seu testemunho acerca do autor e da sua obra. Também o próprio autor brindou os presentes com o testemunho sobre a razão de ser do livro recentemente editado e do evento cultural que foi organizado pela Câmara Municipal de Sátão e por um grupo de antigos alunos, colegas e amigos (Ana Cristina Santos, Ana Albuquerque, Pe António da Encarnação e Isabel Demar).
      Ainda houve oportunidade para ouvir o grupo Zaatam e degustar um Dão de Honra servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração.
      Foi um evento cultural que muito enriquece a vila de Sátão!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA ESCOLA SECUNDÁRIA FREI ROSA VITERBO

Durante o mês de Outubro foram dinamizadas algumas actividades para promover a BE na escola Secundária. As turmas dos 7º e 10º anos visitaram o espaço, visionaram um powerpoint, fizeram puzzles e leram os poemas que daí resultaram. Foi muito interessante a sua participação! Esperemos que esta actividade tenha dado a conhecer este espaço e desperte o interesse para a sua utilização.
Também os alunos do 10º ano escreveram sobre a biblioteca. Agradecemos a sua participação e da professora Cristina Marques.





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Literatura 2010

        No dia 7 de Outubro, foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura de 2010 ao escritor peruano Mario Vargas Llosa o Prémio Nobel da Literatura de 2010, em Estocolmo pela Academia Sueca.
       Mario Vargas Llosa com 74 anos recebe o 103.º Prémio Nobel da Literatura, atribuído pela primeira vez em 1901. É o 11.º autor de língua espanhola a receber a distinção, depois de laureados como Camilo Jose Cela (1989), Gabriel Garcia Marquez (1982), Pablo Neruda (1971) ou Gabriela Mistral (1945). O autor de língua espanhola que mais recentemente venceu o Nobel literário foi o mexicano Octavio Paz, em 1990.
        Muitos das suas obras são autobiográficas, como "A cidade e os cachorros" (1963), "A Casa Verde" (1966) e "Tia Júlia e o Escrevinhador"(1977). Com "A cidade e os cachorros" recebeu o Prémio Biblioteca Breve da Editora Seix Barral e o Prémio da Crítica de 1963. A sua obra seguinte, "A Casa Verde" mostra a influência de William Faulkner. O romance narra a vida das personagens num bordel, cujo nome dá título ao livro. O seu terceiro romance, "Conversa na Catedral", publicado em quatro volumes e que o próprio Vargas Llosa caracterizou como obra completa, narra fases da sociedade peruana sob a ditadura de Odria em 1950. Em 1981, publica "A Guerra do Fim do Mundo", sobre a Guerra de Canudos, que dedica ao escritor brasileiro Euclides da Cunha, autor de Os Sertões.



terça-feira, 22 de junho de 2010

Inauguração do Portal da Rede de Bibliotecas de Sátão e Vila Nova de Paiva


Portal da Rede de Bibliotecas de Sátão e Vila Nova de Paiva

No último dia de aulas deste ano lectivo, no passado dia 18 de Junho, o Secretário de Estado de Educação, João Torcato da Mata, inaugurou a EB1 de Sátão e o jardim-de-infância de Ferreira de Aves. Também presidiu à inauguração/apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Sátão e Vila Nova de Paiva, na biblioteca escolar da EB1. Este portal é um projecto interconcelhio do trabalho colaborativo entre os parceiros da Rede de Bibliotecas do Sátão e de Vila Nova de Paiva (autarquias, direcções das escolas, professoras bibliotecárias, bibliotecas municipais, técnicos de informática da duas autarquias e elementos da RBE).

O Portal pode acedido em: http://rbs.cm-satao.pt

terça-feira, 18 de maio de 2010

ASSINATURA DO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O PLANO NACIONAL DE LEITURA E A CÂMARA MUNICIPAL DE SÁTÃO

No dia 17 de Maio, pelas 17 horas, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Plano Nacional de Leitura e a Câmara Municipal de Sátão, no sentido de promover a leitura, tanto na biblioteca municipal como nas bibliotecas escolares, escolas e jardins de infância do concelho. A cerimónia realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal, onde esteve presente o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, o presidente da Câmara, o director do Agrupamento de Escolas de Sátão, as professoras bibliotecárias, a representante interconcelhia, vereadores, presidentes das juntas de freguesia e outros convidados. Depois de assinado o protocolo de cooperação, os participantes visitaram a biblioteca escolar da EB1. Também as instalações da biblioteca municipal foram apreciadas pelos convidados, bem como, a apresentação dos alunos do 2.º ano, do professor Paixão.
O objectivo fundamental do PNL é elevar os níveis de literacia dos portugueses que os estudos têm revelado estar abaixo dos outros parceiros europeus. Este projecto de âmbito nacional pretende promover hábitos de leitura, criando um ambiente social favorável à leitura, enriquecer o fundo documental das bibliotecas escolares e municipais, desenvolver estratégias de incentivo à leitura em vários sectores sociais.
Esperamos que esta iniciativa seja uma mais-valia para criar/desenvolver hábitos de leitura nas crianças, jovens e adultos do concelho.