segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bons dias de leitura!

A aluna Filipa Batista foi a melhor leitora do 3º período! Aproveitamos para lhe dar os parabéns e felicitamos todos os participantes. Desejamos boas férias, na companhia de boas leituras!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

domingo, 12 de junho de 2016

Trabalhos dos alunos do 5º ano sobre Obras das Metas Curriculares

Leitura, ilustração, reconto e apreciação crítica das obras das metas curriculares. 
Trabalhos realizados pelos alunos do 5º e 6º anos nas aulas de Português e Apoio ao Estudo, sob a coordenação da professora Lurdes Cruz e apoio da professora Valentina Brito nas ilustrações.

sábado, 11 de junho de 2016

A Mala das Histórias

A partir do livro “viajante” e de um objeto “metediço”, que pedia para entrar no enredo, no jogo, na história, em suma, na imaginação dos nossos leitores e dos seus familiares, muitas leituras surgiram, produzidas em família, que aqui ficam para todos apreciarmos.




Projeto Ler para viver+

Nos últimos dois anos, tem-se desenvolvido no nosso agrupamento o Projeto Ler+ jovem que desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e motivem o público adulto a descobrir o prazer de ler, levando os próprios alunos a fazerem a promoção da leitura junto das comunidades locais.
Concebido pela equipa da Biblioteca Escolar (BE), no ano letivo 2014/15, com a designação Ler para viver+, o projeto que tem o apoio do PNL, tem envolvido as turmas do 10º ano, os docentes dos conselhos de turma e a comunidade local, de forma especial a população sénior constituída pelos utentes do Centro de Dia de Sátão, os residentes do Lar Casa da Madrinha e as Rosas (Pereiro) e do Lar de Idosos Casinhas de S. Pedro (Mioma).
Os alunos têm incentivado a leitura junto dos familiares, fazendo a requisição de livros na Biblioteca Escolar para leitura domiciliária, e toda a comunidade de Sátão tem sido incentivada para a leitura, através da Rádio Alive FM, com a divulgação de obras e autores diversificados e a leitura de textos escolhidos de acordo com ocasiões como a época de Natal, os santos populares, etc.
Nos dois anos do projeto, foram desenvolvidas atividades de formação para os alunos envolvidos, com sessões práticas no âmbito da leitura. Graças também ao financiamento do projeto foi possível enriquecer o fundo documental da Biblioteca da ESFRoV e ainda adquirir equipamento diverso como tablets e gravador digital.
Leituras entre gerações foi sempre o objetivo orientador das visitas dos alunos e docentes aos idosos das instituições parceiras do projeto. Foi organizada uma pequena ‘biblioteca’ itinerante com recursos das Bibliotecas Escolares, para proporcionar aos idosos a leitura de livros/revistas durante o período de tempo entre as visitas, uma por período (envolvendo as várias turmas). Nestas sessões foram lidos e dramatizados textos de autores diversos, de autores locais e da sabedoria popular. Recentemente lançámos o desafio de escrevermos uma história a meias… os idosos residentes nas Casinhas de S. Pedro, em Mioma, corresponderam, de forma excecional, a esse convite, continuando a história que os alunos lhes deixaram na última visita. As senhoras Natália e Isaura deram voz à história criada em conjunto.
Alunos e docentes procuraram, também, desde o início, proporcionar momentos de entretenimento e animação. Assim, o convívio com os idosos foi marcado por momentos de leitura, mas também de dança, música, canções, ginástica acrobática, etc, graças à permanente motivação e incentivo da docente Ana Catarina Alexandre que preparou os alunos e os encorajou nesta atividade.
Foram produzidos cartões de Natal e outros objetos para que os idosos possam registar frases, pensamentos ou poemas. Para cada visita foram preparadas pequenas lembranças, executadas pela AO Gracinda Costa, pela docente Maria do Céu Lisboa e pela PB Maria do Céu Cunha, para oferecer a cada idoso. De acordo com as épocas festivas foram sempre oferecidas algumas guloseimas ou biscoitos, o que contribui também para aproximar os jovens dos idosos.
 

Na nossa última visita entregámos um pequeno livro com orações recolhidas nos anos letivos anteriores pelos alunos e as professoras Isilda Meneses e Alcina Costa.
        Na sua avaliação do projeto, os alunos referem que “este proporcionou o convívio entre gerações: entre nós, alunos, e os idosos. Tentámos levar aos idosos um pouco de nós, a nossa atenção, os nossos talentos, aptidões, a nossa alegria, de modo a quebrar a monotonia do seu dia-a-dia. Foi gratificante sentir que fizemos sorrir alguém. Em suma, este projeto marcou-nos e deve continuar.
”Projeto Ler Para Viver+ on PhotoPeach