quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Encerramento das comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa

Hoje, entre as 15:30h. e as 16:30h. vai realizar-se na Capela da Senhora da Esperança, um Concerto em homenagem aos 800 anos da Língua Portuguesa, para encerrar as atividades que foram desenvolvidas sobre a temática no ano letivo anterior.

Fica aqui o cartaz.

As Bibliotecas Escolares da EBFL e da ESFROV em colaboração com os professores de Português, ontem e hoje, estão a fazer a divulgação de escritores de língua portuguesa. As aulas de português estão iniciar-se com a leitura da biobibliografia de um autor e de um texto ou pequeno livro do mesmo.


Na EBFL as biografias dos escritores ficaram nas portas das salas onde foram abordados. Também na biblioteca foram expostas biografias de outros escritores de expressão portuguesa. 











quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto "Ler para viver+"

As turmas do 10º A, B, C, D e E estão a participar no projeto “Ler para viver+” que resultou da candidatura ao “Ler+ Jovem”.
Este projeto prevê a realização de diversas atividades:
- “Leituras entre gerações”- dinamização de sessões no Centro de Dia de Sátão, Lar Madrinha e as Rosas (Pereiro) e no Lar de idosos “Casinhas de São Pedro” (Mioma). Nestas sessões será feita a leitura de textos em vários suportes.
Será organizada uma biblioteca itinerante com recursos das Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal, onde proporcionarão aos idosos a leitura de livros/revistas durante o período de tempo entre as sessões.
Os alunos irão fazer a recolha junto dos idosos de pequenas histórias, canções, rezas… que registarão usando o gravador digital e a câmara de filmar. Estas recolhas serão divulgadas na biblioteca da escola, no blogue da biblioteca, no facebook, no Youtube, nos jornais locais.
- “ Partilhar leituras em família”- os alunos procedem à requisições de livros para serem lidos pelos pais/encarregados de educação e posterior partilha de opiniões no facebook.
- “Ler com a Rádio Alive FM” – dinamização de um programa de rádio em colaboração com a Rádio local, Alive FM, uma vez por período. Os alunos falarão de livros e apresentaram fichas de leitura no âmbito dos contratos de leitura da disciplina de Português, bem como entrevistas a autores do concelho.

- Workshops de leitura”-dinamização de sessões práticas no âmbito da leitura expressiva.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

16 de novembro - Dia Nacional do Mar

 
No âmbito do projeto "O nosso mar: conhecer para aMAR", estamos a comemorar o Dia Nacional do Mar. O dia 16 de novembro visa assinalar a importância que o MAR tem na economia e no desenvolvimento do nosso país. 
Na BE da EBFL reorganizámos a nossa montra livros com obras sobre a temática do mar. Também podes apreciar alguns trabalhos elaborados pelos alunos. Aguardamos ainda trabalhos para expor. Participa!
 
Deixamos-te aqui um poema para ler e saborear.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa


 
 
 














 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Prémio Leya 2014

O júri do Prémio LeYa, no passado dia 17 de outubro, deliberou por unanimidade distinguir a obra O Meu Irmão, de Afonso Reis Cabral. O vencedor do Prémio LeYa 2014, recebeu um prémio no valor de cem mil euros. 
Afonso Reis Cabral tem 24 anos e é descendente do escritor José Maria Eça de Queiroz, autor de Os Maias. 
Nasceu em Lisboa, em 1990, e cresceu no Porto onde estudou, no Colégio dos Cedros até ao 9º ano e depois na Escola Secundária Rodrigues de Freitas. Em 2005 publicou o livro de poemas Condensação onde reúne poemas escritos entre os 10 e os 15 anos. Escreve desde os 9 anos, começou na poesia e depois experimentou a prosa. Em 2008 ficou em 8º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature entre 3532 concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas, tendo sido o único português a concorrer.
Afonso Cabral é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, instituição onde obteve também um mestrado em Estudos Portugueses. Foi revisor em diversas editoras e sempre se imaginou a trabalhar na área cultural. Trabalha atualmente na editora Alêtheia, de Zita Seabra, como coordenador editorial.

                                                          
Sinopse

Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão - um professor universitário divorciado e misantropo - surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afeto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados - e o maior de todos chama-se Luciana.
Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.


Fonte: http://www.wook.pt/ficha/o-meu-irmao/a/id/16037316

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Hora do conto "O menino que não gostava de ler" - comentários


Partilhamos aqui os comentários de alguns alunos acerca da Hora do Conto com a professora Rosa Aguiar, sobre o livro "O menino que não gostava de ler".


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Oficina da escrita - 8º ano - Mês das bibliotecas escolares

Os alunos do 8º ano na Oficina de Escrita também produziram quadras e marcadores de livros alusivos à temática do Mês das Bibliotecas Escolares.

Ficam aqui alguns trabalhos.

Na EBFL

 
Na ESFROV
 
































 
.

domingo, 2 de novembro de 2014

Encontro de promoção do livro "Uma mão-cheia de de histórias"

Ficam aqui algumas imagens que ilustram o encontro dos alunos do 5º ano com os autores do livro "Uma mão-cheia de histórias", no passado dia 30 e outubro.

Uma mão-cheia de histórias on PhotoPeach