segunda-feira, 21 de julho de 2014

Trabalhos do 5ºC - "Metamorfose"

     No âmbito do projeto «Ler + para Aprender+» proposto pela Biblioteca Escolar às turmas do 2º ciclo, o 5ºC, nas aulas de Apoio ao Estudo, recriou duas lendas trabalhadas nas aulas de Português. Tratou-se de uma proposta de escrita expressiva e lúdica intitulada «Metamorfose», em que os alunos, em trabalho de par, tinham de transformar uma das lendas à sua escolha, alterando personagens, objetos, ambientes, mas mantendo a ação principal.
     Foi uma atividade em que os alunos se empenharam e trabalharam de forma divertida, à medida que as novas histórias iam surgindo. Depois fizeram ilustrações para os seus textos e o trabalho final aqui está: um Ebook (livro eletrónico) produzido com recurso ao Calaméo.
     Nesta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de colaborar na produção deste Ebook e desta forma aprenderam a utilizar esta ferramenta e as possibilidades que ela oferece.

     Isabel Carvalho


terça-feira, 15 de julho de 2014

Tertúlia/caminhada

No passado sábado, dia 12 de julho, um grupo de professores, assistentes operacionais e alguns familiares participou na Tertúlia/caminhada dinamizada no âmbito da atividade “Biblioteca da Amizade”. Esta atividade foi organizada pela equipa da BE em colaboração com o professor Carlos Paixão, a quem deixamos aqui um sentido agradecimento.
A atividade começou com uma visita guiada ao centro histórico de Aguiar da Beira. A seguir, os 24 participantes rumaram a Carapito. Lá, o professor Paixão conduziu o grupo a percorrer cantos e recantos cheios de história e de apontamentos literários que conta com um brilhozinho nos olhos. Narrou factos históricos relacionados com esta aldeia beirã e leu extratos que estão incluídos na sua obra “O homem do Pelourinho”. São tantas as estórias que brotam a propósito de qualquer coisa que impressiona o orgulho que sente da sua terra natal.
O almoço, na Casa de Turismo Rural Terreiro da Santa Cruz, fez a delícia dos convivas! Os sabores da cozinha tradicional portuguesa, o espaço antigo (requalificado) e a alegria e boa disposição tornaram estes momentos inesquecíveis para todos. Não faltou a música tocada na guitarra pela diretora do Agrupamento, acompanhada por muitas e belas vozes que alegraram ainda mais esta atividade de convívio, descontração e partilha. Foi uma manhã muito divertida e enriquecedora! 

Para ver o cartaz clique aqui.

Deixamos  também algumas fotografias.

Tertúlia/caminhada on PhotoPeach

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Trabalhos do concurso "Faça lá um poema"

Publicamos aqui os trabalhos que foram apurados para participar no Concurso "Faça lá um poema" para representar o nosso Agrupamento e de outros concorrentes. Nem todos nos foram reenviados, pelo que não constam deste ebook.
Felicitamos todos aqueles que participaram e fazemos votos de que continuem a dar largas à imaginação através da poesia.



quarta-feira, 2 de julho de 2014

"O rapaz do Caixote de Madeira"

Deixamos aqui uma sugestão de leitura para aqueles que gostaram de ler/conhecer literatura sobre a 2ª Guerra Mundial. Um livro contado na primeira pessoa para leres nas férias.

                                                   O Rapaz do Caixote de Madeira

Sinopse: 

Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.


Fonte: http://www.presenca.pt/livro/nao-ficcao-e-ensaio/biografias-&-memorias/o-rapaz-do-caixote-de-madeira/