segunda-feira, 31 de março de 2014

Entrevista com a autora do livro: "O caderno do avô Heinrich"

Na Semana da Leitura, no dia 14 de março, a professora bibliotecária e escritora Conceição Tomé esteve no nosso Agrupamento onde realizou duas sessões de encontro com os alunos. Deixamos aqui a entrevista que nos deu no final da sessão realizada na EBFL.

Mara - Na sua infância já gostava de ler e de escrever?
Conceição Tomé - Sim, desde a infância que eu gosto muito de ler e de escrever. Talvez goste mais de ler do que de escrever, mas não sei bem… gosto muito de ambas as coisas.

Mara - O que a inspirou a escrever o livro “ O Caderno do avô Heinrich"?
Conceição Tomé - O que me levou a escrever “ O Caderno do avô Heinrich" foi um texto que encontrei no 2º Volume da Grande Crónica da Segunda Guerra Mundial das Seleções Reader's Digest. A imagem descrita pelo historiador que relatava a evacuação do orfanato de Varsóvia foi o ponto de partida para esta história.

Mara - Porque é que escolheu o tema da Segunda Guerra Mundial?
Conceição Tomé - Como o livro surgiu a partir dessa imagem da evacuação do orfanato, naturalmente sendo este um acontecimento da segunda guerra Mundial, o livro todo fala sobre essa época triste da nossa história.

Mara - Teve que fazer algumas pesquisas para escrever o livro?
Conceição Tomé - A partir dessa imagem da evacuação do orfanato eu tive necessidade de perceber o que se passava no gueto de Varsóvia nessa altura, portanto fiz algumas pesquisas, fiz algumas leitura, uma vez que o livro é baseado em factos verídicos tive que me documentar, naturalmente.

Mara - Qual o momento da história que mais gostou de escrever?
Conceição Tomé - Eu gostei de escrever todo o livro, apesar de algumas partes terem sido dolorosas para mim. Eu gostei de escrever toda a história.

Mara - Escreveu primeiro o livro à mão ou ao computador?
Eu escrevi o livro diretamente no computador.

Mara - Como se sentiu quando soube que tinha ganho o prémio Maria Rosa Colaço?
Conceição Tomé - Muito feliz! Para além de ser um prémio muito reconhecido a nível nacional na área da literatura infantil e juvenil, o júri era composto por pessoas de elevado mérito e, portanto ver o meu trabalho reconhecido foi muito, muito gratificante. Foi um dia muito feliz para mim!

Mara - Como se sentiu quando o viu o seu livro publicado?
Conceição Tomé - Quando o livro foi publicado, senti também uma alegria muito grande porque a partir desse momento eu podia partilhá-lo com os leitores e isso é muito importante para mim. Aliás partilhá-lo com os leitores é para mim motivo de alegria muito maior do que ter ganho o prémio literário.

Mara - Gosta de ler? E que género de livros?
Conceição Tomé - Gosto muito de ler. Eu gosto de ler romances, livros de viagens, livros policiais, livros de poesia…

Mara - Essas leituras servem de inspiração para escrever um novo livro?
Conceição Tomé - Às vezes as histórias surgem assim de leituras que fazemos, de notícias que ouvimos de coisas que vemos na rua e, portanto, quando nós escrevemos convocamos todas essas coisas que nós vivemos.

Mara - O que é que a motiva para a escrita?
Conceição Tomé - No caso concreto deste livro, a partir de uma certa altura, foi a vontade de contribuir também para a memória da humanidade, ou seja em primeiro lugar contar uma história e deixar nela algumas das coisas em que acredito profundamente, nomeadamente a leitura, a solidariedade, a amizade, o poder dos livros e da literatura.

Mara - De onde lhe vem a inspiração para criar as histórias e as personagens?
Conceição Tomé - Como eu disse há pouco, a inspiração vem da leitura que faço, de imagens que vejo, de cenas a que assisto na rua… tudo isso pode ser motivo para inventar uma história.

Mara - Das três obras que já publicou qual é a sua preferida?
Conceição Tomé - Eu gosto de todas as obras que publiquei. Não tenho nenhuma preferida.

Mara - Porque decidiu escrever histórias para crianças e jovens?
Conceição Tomé - As primeiras histórias que escrevi, escrevi-as para os meus filhos quando eram mais pequenos. Foi a pensar neles. O caderno do avô Heinrich escrevi-o assim de um fôlego, porque a história quase que veio ao meu encontro, mas também pensei nos meus filhos, é evidente. Pensei ainda, tal como o avô Heinrich, deixar escritas para os meus filhos um conjunto de coisas em que eu acredito.

Mara - Como se sente quando termina e publica um livro?
Conceição Tomé - Sinto-me muito contente sobretudo com este último livro O caderno do avô Heinrich que foi publicado por uma grande editora que é a Editorial Presença e, deste modo, pode chegar a muitos leitores. Isso é muito importante para mim partilhar o livro com os leitores.

Mara - Está a escrever algum livro? Pode dizer-nos qual?
Conceição Tomé - Não, neste momento estou só a recolher algumas ideias mas não chegam ainda a ser escrita de um livro.

Mara - Que conselho daria a alguém que deseje vir a ser escritor?
Conceição Tomé - O conselho que eu daria a alguém que deseje ser escrito, em primeiro lugar é ler muito e em segundo é ir escrevendo para ir aperfeiçoando as técnicas de escrita.

Mara - O que é que achou da nossa escola e dos nossos alunos?
Conceição Tomé - Gostei muito de estar nesta escola. Gostei muito de ter conhecido todos os alunos que aqui estiveram presentes. Achei que os alunos eram muito interessados e empenhados, para além de serem todos muito simpáticos. Eu não vou esquecer a tarde que passei nesta escola!

Mara - Qual a mensagem que quer deixar aos nossos alunos?
Conceição Tomé - Quero deixar uma mensagem de esperança, que acreditem que o mundo pode ser melhor, mas também uma mensagem de compromisso, esse mundo melhor constrói-se com os nossos gestos de todos os dias. Vocês podem fazer todos os dias o mundo ser melhor ao respeitarem profundamente todos os colegas, lendo muito para serem mais cultos e mais sábios e sendo pessoas cada vez  mais humanas.

Mara - Muito obrigada pela entrevista.
Conceição Tomé - Obrigada eu.

Esta entrevista foi preparada pelos alunos do 6º A, na aula de Português. Foi feita à escritora, no fim da sessão, pela Mara e gravada digitalmente. Foi transcrita pela professora bibliotecária, Isilda Menezes, e pela Assistente Operacional, Elisabete Ferreira. 


quarta-feira, 26 de março de 2014

Booky-paper "O Português visto à lupa..."

Durante a Semana da Leitura, no dia 11 de março foi dinamizado um Booky-paper "O Português visto à lupa...", pelas turmas do 7º e 8º anos. Este concurso consistiu em duas provas: uma de cultura geral e outra na busca do pormenor de textos dados. 
Participaram 12 grupos. O grupo vencedor é do 8º E e é constituído pelas seguintes alunas: Ana Pereira, Catarina Nunes e Ana Monteiro.
Sexta-feira, pelas 10h., na BE da EBFL serão entregues lembranças às alunas vencedoras.

A exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958" esteve na EBFL

Na semana de 17 a 21 de março, a exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal 1947-1958" cedida pela embaixada da Áustria esteve na BE da EBFL. As turmas do 2º ciclo e as do 9º ano fizeram uma visita guiada, pela professora Isilda Menezes, a esta exposição que documenta o papel de Portugal  depois da Segunda Guerra Mundial.
Os alunos observaram e refletiram sobre os testemunhos aí apresentados, relacionando-os com a leitura recente do livro "O caderno do avô Heinrich", no caso do 2º ciclo e com o livro "Fumo" apresentado aos alunos do 9º ano.
 
 




sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de março DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, instituído  na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de Novembro de 1999.

Deixamos aqui dois poemas para saborear.


Ser poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!


                Florbela Espanca


Podes ouvir este poema aqui


POEMA DO AMIGO APRENDIZ

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias.
                           Fernando Pessoa

Neste dia em que se celebra a Poesia aproveitamos para te lembrar que podes conhecer os vencedores do Concurso "Faça lá um Poema" aqui.


terça-feira, 18 de março de 2014

"Saudade um conto para sete dias"

Durante a Semana da Leitura e nesta que está a decorrer, a professora bibliotecária, Isilda Menezes, leva a Hora do Conto à sala de aula de Educação para a Cidadania. O livro que está ser  a apresentado é "Saudade um conto para sete dias" de Claudio Hochman e ilustrado por João Vaz de Carvalho. A sessão termina com a audição da canção "Desfado" de Ana Moura que também traduz magnificamente o significado de SAUDADE.

Podes ler este livro online  aqui .

Deixamos-te aqui um pequeno excerto para te despertar o apetite para o leres este livro maravilhoso.

"Num país muito distante, vivia o Rei mais sábio que alguma vez habitou a Terra. Sabia falar todas as línguas, mesmo todas: o persa, o italiano, o mandarim, o guarani, o iídiche, o finlandês... Era um dicionário vivo. Sabia o significado de todas as palavras.
Todas as segundas-feiras, lançava um desafio. Qualquer pessoa se podia inscrever e aquela que fosse selecionada podia perguntar ao Rei o que quisesse e ele, claro, para tudo tinha uma resposta. Na segunda-feira em que começa este conto, coube a vez a um homem, um tal Fernando.
Fernando vinha de uma Cidade onde as calçadas têm desenhos a preto e branco e, à medida que o dia avança, vão mudando de forma.


Fernando entrou com o seu fatinho, a sua gravatinha, o seu bigodinho e os seus óculos pequeninos. Da sua pastinha, tirou um caderno onde estavam anotadas as suas dúvidas e perguntas...


Encontro com a Drª Conceição Tomé autora do livro "O caderno do avô Heinrich"

Na sexta-feira à tarde, 14 de março, a autora do livro "O caderno do avô Heinrich", Conceição Tomé esteve na EBFL com os alunos do 6º ano e na ESFROV com os alunos do 7º e 8º anos.
Foram sessões muito animadas e de grande partilha. A autora contextualizou o processo de criação do livro e apresentou alguns factos verídicos que impulsionaram o processo criativo. Os alunos questionaram a autora sobre vários aspetos de uma obra que referiram ter apreciado muito ler.
Foi uma tarde muito enriquecedora para todos os participantes.  
Deixamos aqui um agradecimento à Drª Conceição pela vinda ao nosso agrupamento e pelas palavras amigas que deixou no nosso "Livro de Honra".

Está atento, mais tarde publicaremos uma entrevista com a autora.


O Caderno do avô Heinrich on PhotoPeach

Brincar ao teatro - "O Zé das Moscas"

    Na quinta-feira, à tarde, foi dinamizada a atividade  "Brincar ao teatro". Os alunos que participação na Oficina da Leitura e da escrita na EBFL fizeram a dramatização da história bastante conhecida “O Zé das Moscas”  de António Torrado, a partir do livro Teatro às três pancadas. Foram momentos bastante divertidos para os alunos que assistiram e para estes jovens  "atores".






"Vamos ao Teatro"

Os alunos do 2º ciclo na quarta-feira fora assistir às peças de teatro "A menina do chapelinho vermelho", "História trágica com final feliz" e "A árvore generosa", no cineteatro de Sátão levadas a cabo pela companhia "Estação das Letras".
Antes de assistirem às peças de teatro, os alunos, acompanhados pelos professores, passaram na Casa da Cultura para apreciarem a Exposição vida e obra de Aquilino Ribeiro: centenário.

Ida ao teatro on PhotoPeach

Participação da APEAGESÁTÃO


A equipa da Biblioteca Escolar convidou as Associações de Pais e Encarregados de Educação a participar na Festa da Leitura. O desafio foi aceite pela APEAGESÁTÃO, na segunda-feira, dia 10 de março, o dr. Rui Martins veio à BE da EBFL ler a "Lenda das sete cidades " e uma das histórias do livro "Mitos e lendas de Portugal"
Foi com muito agrado que recebemos a sua colaboração.




Que bem lemos em Português

Na tarde de quinta-feira, na EBFL, decorreu o concurso "Que bem lemos em Português", um concurso de leitura expressiva. Inscreveram-se cerca de 20 alunos. Em grupos de quatro foi apurado o leitor mais expressivo e atribuídas pequenas lembranças.
Parabéns a todos os participantes.




Calendário- com as datas em que comemoramos a Língua Portuguesa

Para assinalar as datas mais importantes em que comemoramos a nossa Língua Portuguesa foi elaborado um calendário e assinalados os dia mais importantes, tais como:
Calendário na BE da ESFROV
Calendário na BE da EBFL















segunda-feira, 17 de março de 2014

Os professores e assistentes operacionais cantam no átrio da EBFL


Os professores e assistentes operacionais cantaram no átrio da EBFL. À hora do almoço de quarta-feira, dia 12 de março, em conjunto interpretação a canção: "Celebrar em Português", com música da "Canção do mar" de Dulce Pontes e letra da professora bibliotecária Isabel Carvalho. Foram momentos muito divertidos para a comunidade escolar.
Fica aqui a letra da canção "Celebrar em Português".

Celebrar em Português
É navegar outra vez
E nas palavras
de Camões amar
heróis cantar
mil feitos, mil poemas
Vem saber o que a História diz:
O nascer da Língua de um país

Portugal
Tens de sonhar
Voltar ao mar
De Abril
E ao som dos versos de Ary
Gritar, perder, ganhar,
RECONQUISTAR teu rumo.

( para cantar por cima do instrumental)
Oitocentos anos
Feitos de poemas,
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
De palavras,
Vozes lusas:

Gil Vicente, Eça
Ou um Rei-poeta.
Trovas, cantos
A palavra certa.
Em Pessoa,
Mil Pessoas ler
Saramago,
Prémios merecer (pausa)

Vem saber o que a História diz:
O nascer da Língua de um país.
(… piano)
Portugal
Tens de sonhar
Voltar ao mar
De Abril….
E ao som dos versos de Ary
(..) peq. pausa(…)
Gritar, perder, ganhar,
reconquistar teu rumo.

( para cantarpor cima do instrumental)
Oitocentos anos
Feitos de poemas,
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
Voz de mestres
Vozes lusas:

Torga e Aquilino
Tantos outros mais.
Fados lusos
Vozes imortais
Na saudade,
Portugal  levaram
Mundos alcançaram…
                       
Oitocentos anos
Feitos de poemas
Dramas, musas,
Rimas, risos, penas,
Sons de encanto ou
D’eterna saudade
Voz de mestres
Vozes lusas…


Canção on PhotoPeach

Hora do conto

Hora do conto foi dinamizada pela professora Rosa Aguiar na EBFL  para os alunos do 7º ano com o conto "A estrela" de Vergílio Ferreira, na quarta-feira e na sexta-feira "Mestre Finezas" de Manuel da Fonseca para os alunos do 9º ano.
Aproveitamos para agradecer a colaboração generosa da professora Rosa.



Exposição de biobliografias de autores portugueses e de expressão portuguesa


Nas nossas bibliotecas esteve patente uma exposição bastante completa sobre autores portugueses e de expressão portuguesa. Esta foi uma forma de homenagear todos aqueles que usam a língua portuguesa para nos enriquecer através da sua obra.
Exposição na BE da ESFROV








Exposição na BE da EBFL



domingo, 16 de março de 2014

Exposição "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal- 1947-1958", na BE da ESFRoV

Durante a semana esteve na BE da ESFROV a exposição cedida pela Embaixada da Áustria sobre as "Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal -1947-1958".  Pudeste conhecer um pouco da história do mundo e do nosso país. Além disso, pudeste ver/ler livros e assistir a filmes e documentários sobre uma época tão marcante como foi a Segunda Guerra Mundial. 










Começa o dia com a poesia

"Começa o dia com a poesia" procurou-se celebrar a poesia, assim na primeira aula do dia 10 e do dia 14 de março foi lido em cada turma um poema de um autor português ou de expressão portuguesa. Foram homenageados autores, tais como Fernando Pessoa, El-Rei D. Dinis, Manuel Alegre, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade, Mia Couto, Clarice Lispector, Olavo Bilac, Alexandre O'Neill, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen.

“Silêncio, vamos ler em Português!”-

“Silêncio, vamos ler em Português!”- no dia 11 de março, fez-se uma paragem de 30 minutos, no Agrupamento, para leitura de um texto sobre a origem, evolução e dimensão da língua portuguesa no mundo, em todas as turmas do Agrupamento. Algumas turmas optaram por fazer a leitura silenciosa à semelhança dos anos anteriores e leram o texto na aula de Português.