quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"A menina que detestava livros"

Esta é a história de Nina, uma menina que detestava livros, apesar de os seus serem leitores entusiastas. Como eram apaixonados pela leitura enchiam a casa de livros para tentar entusiasmar a sua filha pela maravilhosa aventura de ler. Certo dia, algo de espantoso aconteceu. A vida de Nina sofreu uma verdadeira reviravolta. Também ela começou a gostar de livros e a ler, a ler, a ler...

Se ainda não conheces a história não deixes de a ler e entra na aventura da leitura.

Hora do Conto na biblioteca da EBFL

A professora Rosa Aguiar veio, durante esta semana (19 a 21 de novembro), à nossa biblioteca dinamizar a Hora do Conto. A história "A menina que detestava livros" deliciou os alunos do 6º ano.
Mais uma vez bem-haja pela sua preciosa colaboração.








segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.


O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam, pela segunda vez, o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.
O desafio, dirigido a duas categorias de alunos – 1º e 2º ciclos do ensino básico e 3º ciclo do ensino básico e secundário – tem como objetivos fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media.
A participação é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), sendo 16 de março a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias.


Para consultares o Regulamento e outras informações: 

PARTICIPA!



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

S. Martinho

S. Martinho vai ser comemorado no próximo dia 11 de novembro, nas escolas do agrupamento.
A BE da EBFL também lembrou a data com a decoração do espaço.





 
Ficam aqui alguns provérbios:
 

• A cada bacorinho vem o seu S. Martinho.

• A cada porco vem o seu S. Martinho.

• Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.

• Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.

• No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

• No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.

• No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.

• No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.

• Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.

• Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

• Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

• Verão de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

• Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O livro: Os transparentes

Os transparentes Prémio Literário José Saramago 2013

Sinopse
Ondjaki, o escritor angolano já bem conhecido do público por obras como o assobiador (2002), quantas madrugadas tem a noite (2004), os da minha rua (2007), AvóDezanove e o segredo do soviético (2008), entre outros títulos, sempre colocou Angola, e em particular Luanda, de onde é natural, no centro da sua escrita.
Com o presente romance, de novo aparece Luanda - a Luanda atual do pós-guerra, das especificidades do seu regime democrático, do «progresso», dos grandes negócios, do «desenrasca» - como pano de fundo de uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente.

Combinando com rara mestria os registos lírico, humorístico e sarcástico, os transparentes dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prémio José Saramago atribuído a Ondjaki

O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", é o vencedor do Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros. A distinção foi anunciada hoje, no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves. É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil.
Esta é a oitava edição do galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.

Nos anos anteriores o Prémio José Sramago já foi atribuído a  Paulo José Miranda, Adriana Lisboa, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Andréa del Fuego.

Concurso Símbolos da Paz

Participa no Concurso Símbolos da Paz promovido pelo grupo de Educação Moral e Religiosa Católica do nosso Agrupamento. 
Consulta aqui o Regulamento e dá largas à tua criatividade.
Entrega o teu trabalho até ao próximo dia 11 de novembro, na tua biblioteca.