sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro na Esfrov


No dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi lembrado na ESFRoV através do encontro com a Drª Isabel Segorbe, filha da vila de Sátão, com os alunos do 10º A, B, C e D. Esta atividade teve a colaboração do jornal "Gazeta de Sátão" que ofereceu aos alunos e professores acompanhantes exemplares da edição de 19 de abril de 2013. 
A professora Ana Albuquerque começou por apresentar a convidada e uma aluna leu um extrato do livro "Memórias fora de horas" de António Xavier de Sá, pai da convidada. Depois de alguns momentos de emoção, a Drª Isabel leu e discutiu com os alunos o artigo "Livro, livro, livros", publicado na Gazeta de Sátão (pág.8). Ainda houve tempo para abordar outro artigo da sua autoria “Aquilino e as Beiras mais uma vez… agora a Beira Litoral com a sua capital em Coimbra”. Mestre Aquilino, nosso conterrâneo, foi lembrado, o que muito nos honra. 



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apresentações das turmas na Semana da Leitura

Foram muitas as apresentações da turmas. A turma do 6ºC dramatizou o poema "Bela Infanta" e os alunos do 6ºE divertiram outras turmas com a apresentação musical da "Nau Catrineta", a dramatização da "Bela Infanta" e a declamação de poemas. 
A turma do 5ºD deliciou-nos com a interpretação da canção "Vou nas ondas", na BE da EBFL e também a do 8ºA interpretou lindamente a canção, na ESFRoV, no átrio do pavilhão 2 e na sala de convívio.
A turma do 7º D e a professora Cristina Matos também nos divertiram com "A pequena sereia" e com a sessão de cartomancia na gruta da bruxa. 
Todos os alunos do 5ºA dramatizaram, em três sessões, a peça de teatro "Este Reino que é nosso". O mar e a história de Portugal andaram de mãos dadas. A turma está de parabéns, pois empenhou-se muito na memorização das falas e na dramatização.
Na sexta-feira, dia 19 de abril, a turma do 5ºD e a professora bibliotecária  dinamizaram a atividade “Mar(à)tona de leitura”, durante 60m, na BE (19 de abril). Foi divertido ler e ouvir ler um vasto conjunto de pequenas histórias, cuja temática era o mar.
Também as turmas do 10º C e D dinamizaram uma atividade de partilha de leitura e de experiências com alunos da Unidade de Multideficiência.
Parabéns a todos pelas suas excelentes prestações! 
Agradecemos a todos os que colaboraram/participaram na Semana da Leitura. Esperamos que estes mergulhos na leitura, realizados na semana passada, se repitam regularmente.








"Encontro com o dizedor de poesia Guilherme Gomes"

Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, quase todos os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário tiveram oportunidade de desfrutar do "Encontro com o dizedor de poesia Guilherme Gomes", o jovem estudante e vencedor do concurso nacional “Portugal tem talento”. Foram duas sessões de muita animação e cultura. A plateia interagiu com o Guilherme e mostrou-se muita animada perante a sua simpatia e talento. 
Esta atividade contou com a colaboração do Clube "A imagem, a palavra, a emoção e nós" e o Grupo de Português.







terça-feira, 23 de abril de 2013

"Histórias com sabor a mar" pelos meninos do jardim de infância


Na atividade "Histórias com saber a mar" a educadora Margarida Nunes e os meninos do jardim de infância de Pedrosas dramatizaram, no átrio da EBFL, a história "O médico do mar". Foi com muito encanto que a comunidade escolar assistiu a este delicioso espetáculo. 





“Um mar de leituras” - Concurso de leitura expressiva

No dia 16 de abril, pelas 14:35h. decorreu na BE da EBFL o Concurso de leitura expressiva “Um mar de leituras”. Foram abertas as inscrições e participaram 25 alunos, estes manifestaram muito entusiasmo na participação.


"Em maré de poesia", na ESFROV

A professora Helena Castro dinamizou, na BE da ESFROV, no passado dia 17 abril, de manhã, a atividade “Em maré de poesia”, onde fez uma abordagem de poemas sobre o mar, de forma lúdica. Participaram as turmas do 7º C, 8ºA, 9ºB e 10ºA. 
Também o 8ºA apresentou um podcast com o poema "Vencer o mar" que criaram e cantaram. Este trabalho também foi exibido durante a semana na BE.





Apresentação do livro “EstrelaMar e Golfilhote”

Na tarde do dia 17 de abril, as turmas dos 5º e 6º anos deslocaram-se ao cinetratro onde assistiram à apresentação do livro “EstrelaMar e Golfilhote”, pela professora Rosa Quinteiro e pelo ilustrador Carlos Pais.
A sessão teve início com a apresentação da canção"Há estrelas no céu", com a música da canção"Não há estrelas no céu", pelas professoras Isabel Carvalho e Rosa Quinteiro, acompanhadas à guitarra pelo Ricardo Quinteiro.
Em seguida, os autores deram a conhecer o processo de criação e ilustração do livro. Depois, um grupo seis de alunos selecionados das turmas do 5º A, B, D e E fizeram a leitura dramatizada de uma parte da obra.
A sessão terminou com a interpretação da canção, com letra da autora relacionada com a história, por todos os alunos das turmas do 5ºA, B, D e E.
Foi uma tarde muito divertida em que os alunos tiveram uma participação muito ativa e adequada.











"Silêncio! Vamos mergulhar na leitura!"

No dia 17 de abril, entre as 9:30h. e 10:00h,  as escolas do Agrupamento pararam durante 30 minutos  para leitura silenciosa. Na EBFL todas as turmas participaram na atividade e o silêncio da leitura foi muito reconfortante! Na ESFRoV participaram apenas algumas turmas.
Nas portas das salas foi colocado um dístico: “Silêncio! Vamos mergulhar na leitura!”.












segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Uma experiência de vida no mar" – com o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Luís Carvalho


Na tarde do dia 16 de abril, algumas turmas do 3º ciclo (mais de 200 alunos) tiveram oportunidade de contactar com o Capitão-de-Mar-e-Guerra, José Luís Carvalho, na atividade "Uma experiência de vida no mar", no cineteatro de Sátão.
A partilha de uma vida vivida no mar e cheia de sabedoria despertou o interesse da maioria dos participantes.
Deixamos aqui o agradecimento ao senhor Capitão pela sua colaboração.



domingo, 21 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013

A Semana da Leitura chegou ao fim! Vamos partilhar aqui alguns dos momentos que foram vividos nesta semana tão criativa e cheia de muitas e boas leituras. As nossas bibliotecas ficaram cheias de cor e alegria. A decoração do espaço contou com a participação da equipa da BE, das assistentes operacionais, alunos e alguns professores. 
Agradecemos desde já a todos os que de alguma forma participaram nesta festa da leitura.