segunda-feira, 18 de junho de 2012

Biblioteca da Amizade - II Tertúlia


A Biblioteca Escolar e o grupo do projeto Escola Promotora de Saúde organizaram a II Tertúlia da Biblioteca da Amizade, deste ano letivo, tendo como tema o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
Inicialmente esta atividade estava prevista para ser realizada em Vouzela, no percurso pedestre do Zela, mas como o tempo estava instável e ameaçava chuva, o programa foi alterado.
Assim, no passado dia 16 de junho, numa manhã cinzenta de sábado, um grupo de doze professores, duas assistentes operacionais e uma acompanhante foram ao Museu do Quartzo, em Viseu. Aí, os participantes apreciaram as instalações inauguradas no dia 30 de abril de 2012 e foram envolvidos numa experiência de conhecimento inovadora e original. 
Em seguida, fizeram uma caminhada no Momte de Santa Luzia, animada pela partilha de divertidas conversas. 
O almoço permitiu um saudável convívio entre todos, contando com a presença de mais três professores que se juntaram ao grupo. A leitura e os livros estiverem presentes nas conversas e até ficou a recomendação do livro “As Velas Ardem Até ao Fim” de Sándor Márai já lido por uma das participantes. Fica aqui a sinopse do livro como sugestão de leitura:

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspeto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...
(fonte: http://www.wook.pt/ficha/as-velas-ardem-ate-ao-fim/a/id/71531)

        Foi um dia bem passado que agradou a todos. 






As melhores leitoras da EBFL


No 3º período, participaram 15 alunos na atividade “Pontos da Leitura”. Foram preenchidas muitas  fichas de leitura de livros lidos. As alunas apuradas como melhores leitoras deste período foram: Ana Cristina Cunha, do 6º D e Paula Cunha, do 8º A.
No dia 14 de junho, pelas 10:10h, na biblioteca da EBFL, foram entregues os prémios e os certificados às melhores leitoras do 3º período. Todos os participantes nesta atividades receberam o certificado de participação.
Parabéns às alunas apuradas e a todos os participantes nos "Pontos da leitura".

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Exposição de marcadores de livros sobre os Direitos Humanos

     A biblioteca da ESFRoV organizou uma exposição com os marcadores de livros sobre os Direitos Humanos realizados pelos alunos da turma C, do 12º ano, no âmbito da disciplina de Economia. Os alunos, quiseram dar a conhecer os Direitos Humanos, através da elaboração de marcadores sobre os trinta artigos que constam na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta foi adotada pela Organização das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.








    

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aquisições projeto “Leitura e literacia na biblioteca do futuro”


Deixamos aqui a informação sobre as últimas aquisições no âmbito do projeto “Leitura e literacia na biblioteca do futuro”, do 10º ano da ESFRoV, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

- Grande Dicionário da Língua Portuguesa de  Vários, Porto Editora
- A Confissão da Leoa de Mia Couto
- Os Malaquias de Andréa del Fuego
- Teoria Geral do Esquecimento de José Eduardo Agualusa
- O Circo dos Sonhos de Erin Morgenstern
 - Mal Por Mal, Antes Pombal de José Jorge Letria
- O Príncipe Feliz e Outros Contos de Oscar Wilde
-O clube das Baby-sitters- A Grande Ideia de Kristy de Ann M. Martin
- O Exótico Hotel Marigold  Deborah Moggach
-A Guerra dos Tronos As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Um  de George R. R. Martin 
- Tintin e a Alph-Art  de Hergé 
- Contos da Infância e do Lar Volume I de Irmãos Grimm
- Contos da Infância e do Lar Volume II de Irmãos Grimm
- Romanceiro Português de Urbano Tavares Rodrigues, Estela Baptista Costa
- O Colégio de Todos os Segredos de Gail Godwin  
- O Ano de 1993 de José Saramago
- Conto da ilha desconhecida de José Saramago
- O Universo Explicado aos Meus Netos de Hubert Reeves
- Fernando Pessoa uma quase-autobiografia de José Paulo Cavalcanti Filho
- Nutrição no Desporto de Luís Horta 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Visita de estudo a Aveiro

     No dia 3 de maio, nós os alunos do 2º ciclo fomos a uma visita de estudo a Aveiro.  Foi muito interessante, pois andámos de mercantel ou salineiro pelos canais e daí admirámos a cidade. Também vimos os moliceiros que são barcos grandes com bonitas pinturas.
     Visitámos ainda a fábrica de cerâmica “Funceramics”, onde realizámos várias atividades: enchemos formas próprias com barbotina, pintámos objetos retirados das formas, observámos um senhor a fazer peças de barro numa roda de oleiro, vimos como os vulcões entram em erupção e até colámos sementes em vasos que trouxemos para a nossa escola. Aprendemos também alguns truques de magia.
     Foi um dia inesquecível, de aprendizagem e de agradável convívio.
                                                                                                                      5ºA


Ilustração de Tomás Fernandes, 5º A



domingo, 3 de junho de 2012

Novas aquisições do projeto "Leitura e literacia na biblioteca do futuro"



Procura na biblioteca da ESFRoV. Foram adquiridos os seguintes DVD no âmbito do projeto “Leitura e literacia na biblioteca do futuro” e um audiolivro:


- Albert Nobbs




- Drive – risco duplo



- O deus da carnificina


- As serviçais

- As Aventuras de Tintin - O Segredo do Licorne



- Poetas portugueses do séc. XIX e XX (audiolivro)

REDES SOCIAIS, PERIGOS DA INTERNET


A biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, acolheu no passado dia 23 de maio a dinamização de ações de sensibilização sobre os perigos relacionados com a utilização da Net, nomeadamente com as redes sociais, destinadas aos alunos do 3º ciclo.


A ação de formação “Redes sociais, perigos da Internet” foi programada pelos grupos: o EPS, o CPSJ e a equipa responsável pela Segurança da Escola Ferreira Lapa. Esta foi dinamizada pelos elementos da Escola Segura para todos os alunos do 3º ciclo.
Os alunos foram alertados para os perigos que correm quando utilizam a Internet de forma pouco consciente e ética. A Internet é, sem dúvida, uma ferramenta essencial nos dias de hoje, uma vez que abre as portas da informação global. Mas, quando estas portas se abrem, é natural que algumas “coisas” negativas por elas entrem. Se algumas delas não terão muita importância, outras requerem alguma atenção e vigilância por parte dos pais e dos educadores. Neste sentido, considera-se pertinente, com a colaboração da Escola Segura, manter os nossos jovens informados, alertando-os para os perigos mais frequentes, nomeadamente: o visionamento de material impróprio, incitamento à violência e ao ódio, violação da privacidade, violação da lei, encontros online com pessoas menos recomendáveis…
Orientar é sem dúvida melhor que proibir. Cabe aos pais e aos educadores alertarem que o crime também existe na Net e pode ser julgado judicialmente. É assim possível apresentar queixa às autoridades, quando tal se justifique. Cada vez mais vêm a público casos em que os criminosos são efetivamente julgados e condenados.
Os elementos da Escola Segura recomendaram o seguinte aos participantes: nunca dar as passwords, nunca dar informações sobre o próprio, de forma a não ser identificado, não abrir emails de quem não se conhece, evitar o envolvimento em discussões incómodas, abandonar os chats se alguém for rude ou desagradável, nunca marcar encontros com “amigos” feitos online, comportar-se sempre de forma educada e pedir ajuda aos pais e/ou professores quando surgir algum problema.
Os elementos da Escola Segura fizeram ainda referência às redes sociais como o hi5, Facebook ou Orkut (só para citar algumas) tão do agrado e preferência dos jovens. Nas redes sociais, os jovens partilham dados pessoais e fotografias, tornando-se vulneráveis a perigos sem se aperceberem.
Todas as turmas que participaram nesta sessão de esclarecimento, acharam pertinente o tema, tendo feito diversas questões para esclarecerem dúvidas.  
A escola e os professores dinamizadores agradecem a disponibilidade da Escola Segura, sempre que lhe é solicitada a sua colaboração.

Valentina Brito