segunda-feira, 26 de março de 2012

Páscoa feliz

Oficina de escrita criativa

No âmbito do projeto "Leitura e literacia na biblioteca do futuro" vai realizar-se nos dias 12 (à tarde) e 13 (de manhã) de abril, na ESFRoV, uma Oficina de Escrita Criativa, com as quatro turmas do 10º ano do ensino regular.


Leonor TenreiroLeonor Tenreiro

Licenciada em Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Áreas de especialização: AUDIOVISUAIS E MEDIA INTERACTIVOS e CINEMA.
A escrita está na sua vida desde sempre. Já foi jornalista, guionista e assistente editorial, mas é a escrever livros para crianças e a contar histórias que mais realizada se sente.
Publicou em 2010 um livro para crianças, O Homem Que Ia Contra as Portas – cuja ilustração foi premiada no Festival Amadora de BD de 2010 –, e tem vindo a apresentá-lo em livrarias, bibliotecas e feiras do livro pelo país.
Foi como animadora do MUS-E (Associação Menuhin Portugal), que começou a (des)orientar ateliês de escrita criativa, no ano de 2003. Desde então, deixou-se contagiar pela imaginação e criatividade das crianças e jovens.

Algumas sinopses de livros adquiridos

Para aguçar o interesse ficam as sinopses de algumas obras adquiridas. De certo irás lê-las.

 

Sinopse
Tendo como cenário a paisagem exuberante do Havai, Os Descendentes é uma obra de estreia acerca de uma família pouco convencional que se vê forçada a unir-se e a recriar o seu próprio legado. Matthew King é advogado e um dos homens mais ricos do Havai. Mas a sorte muda quando, Joanie, a sua mulher, sofre um acidente numa corrida de barco que a deixa em coma. Esta situação acarreta novas responsabilidades para King, entre as quais aprender a lidar com as duas filhas, a pequena rebelde, Scottie, de dez anos, e Alex, uma adolescente de dezassete, que acaba de passar por uma desintoxicação de drogas. Entretanto, surpreendido por revelações inesperadas, King decide empreender com elas uma viagem...
Adaptado ao cinema por Alexander Payne e protagonizado por George Clooney, Os Descendentes foi considerado o Filme do Ano para a Associação de Críticos de Los Angeles e é um dos favoritos aos óscares.

Sinopse
Anatomia dos Mártires é a história de uma obsessão verdadeira transformada em ficção - a de uma investigação contemporânea (e original) sobre o mito de Catarina Eufémia - e também a tentativa de reconciliação de um escritor nascido imediatamente após a Revolução de Abril com o passado. Um jornalista insensato e ambicioso quer provar ao seu editor - um comunista irascível, alcoólico e com bastante desprezo pelos jovens - que não é só mais um na redacção. Escolhido para ir a Berlim entrevistar o biógrafo de um mártir religioso, aproveita a deixa para fazer, no seu artigo, uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa que se tornou um ícone do Partido Comunista, mas de quem, na verdade, pouco ou nada sabe. Quando, porém, o artigo é publicado, as reacções de indignação por parte dos leitores não se fazem esperar, algumas das quais bastante ameaçadoras; e, na noite em que o editor é encontrado na rua em coma, aparentemente brutalizado, o jornalista pergunta-se se não terá sido por defender publicamente o seu artigo e começa a suspeitar de que existe muito mais em jogo do que a simples memória de uma camponesa assassinada pela GNR durante a ditadura. É então que decide investigar obsessivamente a vida de Catarina, desbravando por entre o nevoeiro que paira sobre os mártires e os transforma em mitos de que sempre alguém se apodera. E encontra realidades bem distintas - e mais tenebrosas - do que podia esperar.
 
 
Sinopse

Desta vez, Gonçalo M. Tavares escolhe o Senhor Eliot para aumentar as personalidades que habitam o seu Bairro. E o Senhor Eliot faz sete conferências sobre versos de outros sete poetas. No mesmo nível de inteligência, um dos mais destacados nomes da literatura portuguesa lança agora o décimo livro desta colecção.
Excerto: «Poderemos dizer que a cidade é tão aborrecida que tem horários para
 
 
                                    


Sinopse
Esta é a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.
As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.
Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, O filho de mil homens exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de Valter Hugo Mãe.

Sinopse
Neste romance de comédia social, Forster ocupa-se de um dos seus temas favoritos: a imaturidade da classe média inglesa, aqui representada por um grupo de turistas expatriados em Florença. Os turistas ingleses são observados com um olhar minuciosamente irónico. A excepção é Lucy Honeychurch, uma jovem fascinada pela exuberância da paisagem humana e que, apesar da sua educação vitoriana, procura agir com naturalidade.
Nas suas relações com a preconceituosa prima Charlotte, os pouco convencionais Emersons e o arrogante noivo, Lucy vê-se dividida entre as actividades sociais e os sobressaltos do coração.
Esta edição inclui o texto escrito mais tarde por Forster, Uma Vista sem Quarto.


Sinopse
Georges Duroy, de alcunha Bel-Ami, é um homem jovem e de belo físico. Um encontro ocasional mostra-lhe o caminho da ascensão social. Apesar da sua vulgaridade e ignorância, consegue integrar a alta sociedade apoiando-se nas amantes e no jornalismo.
Cinco mulheres vão sucessivamente iniciá-lo nos mistérios da profissão, nos segredos da vida mundana e assegurar-lhe o êxito ambicionado. Nesta sociedade parisiense, em plena expansão capitalista e colonial, a Imprensa, a política e a finança estão estreitamente ligadas. E as mulheres educam, aconselham e manobram na sombra.
Mas, por trás das combinações políticas e financeiras e do erotismo interesseiro, está a angústia que até um homem como Bel-Ami transporta consigo.
Bel-Ami é um dos romances mais vezes transposto para o cinema.
Em 2011 os realizadores Declan Donnellan e Nick Ormerod rodaram um novo filme, com os actores Robert Pattinson (no papel de Georges Duroy), Uma Thurman (Madeleine Forestier), Kristin Scott Thomas (Virginie) e Christina Ricci (Clotilde).

Fonte: http://www.wook.pt/

Novidades aquiridas para a biblioteca da ESFRoV

Deixamos aqui a lista dos livros que foram recentemente adquiridos no âmbito "Leitura e literacia na biblioteca do futuro".
Vem à biblioteca e requisita-os.


Aquisições propostas para Português:


- A caixa dos perigos de Blue Balliett


- Uma melodia inesperada de Jodi Picoult


- Como se desenha uma casa de Manuel António Pina


- Dei-te o melhor de mim de Nicholas Sparks


- O sonâmbulo de Robert Muchamore


- O romance das ilhas encantadas de Jaime Cortesão


- Por acaso - casos de vida, casos de morte - (guerra e paz) de Lara Morgado


- O rapaz do pijama às riscas de John Boyne


- As luzes de Leonor (a marquesa de alorna, uma sedutira de anjos, poetas e heróis) de Maria Teresa Horta


- Anatomia dos mártires de João Tordo


- Para uma leitura de Cesário Verde de Rita Sousa Lopes


- Matteo perdeu o emprego de Gonçalo M. Tavares


- Palavras para José Saramago de Vários


- Guia de Leitura: Mensagem de Fernando de António Apolinário Lourenço


- A toupeira de John Le Carré


- Os descendentes (coleção: grandes narrativas ) de Kaui Hart Hemmings


- Contos completos (1947-1992) de Gabriel Garcia Marquez


- O bom inverno de João Tordo


- Jerusalém de Gonçalo M. Tavares


- O senhor Eliot e as conferências de Gonçalo M. Tavares


- As Serviçais de Kathryn Stockett


- Diário a Rum de Hunter S. Thompson


- Stephen Hawking - aventuras de uma vida de Kitty Ferguson


- Um quarto com vista de E.M. Forster


- Bel-Ami de Gui de Maupassant


- A alma não é pequena - 100 poemas portugueses para sms de Valter Hugo Mãe, Jorge Reis-Sá


- O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe


- Contradança - cartas e poemas de Camões de Luís Vaz de Camões

- Gramática Prática de Português - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário de M. Olga Azeredo, M. Isabel Freitas M. Pinto, M. Carmo Azeredo Lopes da Raiz Editora / Lisboa Editora


Outras disciplinas:


- Dicionário espanhol - português (duplo) (dicionários modernos) - (Porto Editora)


- Gramática de español lengua extranjera – curso prático - (Edelsa)

- Fisiologia humana (inclui CD interativo) (7.ª edição)

Apresentação do livro "A caixa de Hipátia", na ESFRoV

No passado dia 22 de março, a professora Elisabete Bárbara, do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, esteve na ESFRoV, pois durante a Semana da Leitura não foi possível. Apresentou, na biblioteca, o livro “A caixa de Hipátia” à turma do 7º E e ao 7º F apresentou-o na sala de aula.
Os alunos fizeram muitas perguntas sobre a obra. Também foram lidos extratos pela autora e por alguns alunos, provocando muitas gargalhadas de entusiasmo.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia na EBFL

O Dia Mundial da Poesia foi comemorado na EBFL com distribuição de poemas na Feira das Plantas, organizada pelo grupo disciplinar de Ciências da Natureza. Na compra de uma planta recebia-se um poema para ler e pensar.
Algumas turmas realizaram poemas que foram colocados na árvore da poesia, na biblioteca. Esta também foi decorada com poemas de vários poetas conhecidos.







quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia na ESFRoV


A biblioteca  da Esfrov enfeitou-se de poesia. A árvore decorada com poemas de autores conhecidos dá vida  a este espaço de cultura, trabalho e lazer. Deixamos aqui o poema "Tempo de poesia" António Gedeão para ler e apreciar. Fica também o documento original do momento da criação do poeta.

TEMPO DE POESIA
Todo o tempo é de poesia.

Desde a névoa da manhã
à névoa do outro dia.

Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia.

Todo o tempo é de poesia.

Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas que a amar se consagram.


Sob a cúpula sombria
Das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.

Todo o tempo é de poesia.
Desde a arrumação do caos
à confusão da harmonia.


António Gedeão, Poesia Completa





terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia - Poema

Fica aqui um poema relacionado com o Dia Mundial da Poesia. Quem sabe não te serve de inspiração.

Poesia
A poesia surge sempre de um ato de amor:
caneta, papel e pensamento.
Nasce numa onda mágica
e revela-se nas palavras…

Todos temos poesia dentro de nós!
Há poesia num sorriso que se dá
Num olhar que se recebe
Numa frase que se troca
Num gesto que se partilha
Num silêncio que se compreende

A poesia surge a cada hora
a todo o instante.
Está na brisa que passa
na semente que cresce
no colorido das flores
na melodia de um amanhecer
no sol que brilha dentro e fora de nós.

Também há poesia
na tristeza
nascida de sonhos desfeitos
de angústias presentes ou passadas
de rasgos de lágrimas
de sofrimentos reprimidos.

Não é preciso nascer poeta
para fazer desta poesia.
É preciso ser sensível,
manter os olhos atentos
e o coração aberto para a vida.

Eu não sou poeta
mas sinto muita poesia
dentro de mim.
Trago cá dentro tanta poesia
que, por vezes, nem sei que fazer-lhe!
Quando assim acontece
pego num papel em branco
numa caneta
e dou largas ao pensamento!

O resultado são esses versos
Que deixo que partam de mim.

Esta é a poesia da vida
a poesia das coisas
a poesia dos sentimentos.

Há ainda a que fica cá dentro
a poesia que se esconde,
que não se explica, que se sente…
Aquela que soltamos vai por aí,
espalha-se como o vento,
conforta-nos
e conforta .

E, no silêncio, fechados aos olhos
e ouvidos dos outros,
todos temos poemas para oferecer.

Para isso, basta acreditar
na generosidade
e na magia
que se solta das palavras
quando juntamos num ato de amor:
caneta, papel e pensamento!

Professora Rosa Quinteiro



Dia Mundial da Poesia

No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Floresta.
Nas bibliotecas escolares da EBFL e da ESFRoV estão a ser decoradas árvores com poemas de autores conhecidos e com poemas originais  criados pelos alunos e/ou pelas turmas.
Colabora e mostra a tua veia poética.
Na EBFL, a biblioteca juntou-se ao grupo disciplinar de Ciências da Natureza que estão a dinamizar a Feira das Plantas. Na compra de uma planta, leva um poema para ler e saborear.




Dia do Pai

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, santo venerado pela igreja católica. Habitualmente, os filhos homenageiam os pais com lembranças e muitos afetos.

Fica aqui um poema, entre os outros que, com certeza, foram dedicados a outros pais.

Pai
Paciente
Pacato
Persistente
Porreiro
Precioso!

Para quem já não o tem
Perto de si
Pai nunca pode ser
P de perdido
ou de quem Partiu…
Pai tem de ser
P de Partilhar

P de Precisar
Como eu Preciso do meu
E tu Precisas do teu
Pai!

Professora Rosa quinteiro



sexta-feira, 16 de março de 2012

"Começa o dia com a leitura" e “Silêncio! Estamos a ler!...”

 "Começa o dia com a leitura" - no primeiro tempo da manhã todas as turmas iniciaram as atividades com a  leitura de uma pequena história , pelos professores/ alunos. Foi uma atividade que os alunos e professores avaliaram positivamente.
No dia 7 de março, entre as 9:30h. e 10:00h,  as escolas do Agrupamento pararam durante 30 minutos no  para leitura silenciosa. Quase todas as turmas participaram na atividade, tanto na EBFL como na ESFRoV.  Nas portas das salas foi colocado um dístico:“Silêncio! Estamos ler!...”.




EBFL



ESFRoV

Algumas turmas também participaram na Semana da Leitura

Na EBFL houve turmas a participar na Semana da Leitura com propostas de atividades:

- A turma do 6º A apresentou a peça de teatro "Batatas com sardinhas, sardinhas com batatas" para o 5º E e estes também declamaram poemas.


- As turmas do 6º C e 6º D apresentaram peças de teatro "O rapaz de Bronze" e "Frei João Sem Cuidados", respetivamente.







- Alunos de várias turmas participaram na atividade: "Personagens fora da histórias".



- Os alunos das turmas do 6º A e do 6º B apresentaram a atividade An English story: "Frogwart and the Easter Eggs!".



Na ESFROV foi dinamizada, na sala de aula, a atividade “Leitura em várias línguas”: 8º F, “Le petit Nicolas – Un souvenir qu’on va chérir”; 7ºF, "Tales of a fourth grade nothing- The Flying Train Comittee" de Judy Blume e 10ºB, “Landlady” de Road Dalph.
Também a turma 10ºD organizou, na biblioteca, uma exposição sobre “Os direitos humanos e a mulher na poesia”.

“A biblioteca sai da escola”

No âmbito da Semana da Leitura, no dia 9 de março, pelas 14:30h um grupo de alunos da EBFL foi ao Centro de Dia de Sátão. É sempre com alegria que a biblioteca da EBFL é aí recebida. Os responsáveis, os funcionários e os idosos que lá ocupam os seus dias revelam sempre muito entusiasmo com a nossa visita.
Quatro alunos do 6º D apresentaram a peça de teatro: “Frei João sem cuidados” e seis alunas do grupo “As personagens fora das histórias” do Clube dos Pequenos Artistas fizeram a sua apresentação. Os alunos e professores acompanhantes terminaram esta apresentação com a canção “Ai se eu te leio”. No final os idosos quiseram ensinar aos participantes uma canção “ Lá cima está o Tiro Liro Liro…”.
Foram momentos divertidos de partilha entre várias gerações!





quinta-feira, 15 de março de 2012

Tertúlia à volta da obra de Miguel Almeida

     No dia 9 de março, pelas 20:30h, realizou-se, no auditório da ESFRoV, a Tertúlia à volta da obra de Miguel Almeida. Toda a comunidade escolar foi convidada, bem como o presidente da Câmara, o presidente da Assembleia, a Vereadora da Educação e Cultura e os presidentes das Juntas de Freguesia. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas entre pessoal docente, não docente, amigos e representante da autarquia e da junta de freguesia.
     Foi um serão bem passado. Alunos, amigos e a sua ex-professora Ana Albuquerque declamaram poemas do Miguel. O amigo Luís Giroto cantou e tocou à viola um dos poemas com muita emoção.
     Miguel Almeida recordou a sua vida de estudante nesta escola. Também falou brevemente dos seus livros “Chireto”, “Ser como tu”, Cirurgia do prazer”, “Templo da glória literária”, “Já não se fazem homens como antigamente”. Até presenteou os participantes com um cheirinho do seu novo livro “O Lugar das coisas” que vai ser publicado em abril.
     Os participantes puderam beber um chá, um café ou um sumo e comer uns bolinhos, enquanto o escritor autografava alguns dos seus livros que foram adquiridos pelos participantes. Agradecemos a colaboração do grupo de Restauração que disponibilizou o serviço.
     Aproveito para deixar aqui um agradecimento à proficiente colaboração das professoras Ana Albuquerque e Isabel Demar na organização do evento.







Encontro com o escritor Miguel Almeida, na Esfrov

Miguel Almeida, ex-aluno da ESFRoV, esteve, no dia 9 de março, na escola com alguns alunos. De manhã encontrou-se com as turmas do 7º ano, no auditório, onde fez a apresentação do livro “Chireto”. À tarde, com as turmas do 10ºA, B, C e 11º D dinamizou uma palestra a partir do livro "Um Planeta Ameaçado: Ética, Política e Consciência Ambiental".





Deixamos aqui alguns dados sobre a sua vida e obra:
Biografia de Miguel Almeida
Nasceu em Rãs, pequena aldeia do concelho de Sátão,  em 1970, e fez o ensino básico e secundário em Sátão. Licenciado em Filosofia (Variante de Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente, exerce actualmente funções docentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Vive na Costa da Caparica, com a mulher, Carla, e o filho, Gabriel, na proximidade poética da família e do mar. Está já a preparar futuros livros, nas áreas da prosa de ficção e da poesia.
Bibliografia:
- Um Planeta Ameaçado: A Ciência Perante o Colapso da Biosfera (Esfera do Caos, 2006);
- Cirurgia do Prazer: Contos Morais e Sexuais (Esfera do Caos, 2010);
- O Templo da Glória Literária: Versão Poética (Esfera do Caos, 2010);
- Ser Como Tu (Esfera do Caos, 2011);
- Chireto: Uma Semana de Histórias para Contar ao Deitar (Lua de Marfim, 2011).
Publicou também em co-autoria:
- Já não se fazem Homens como antigamente (Esfera do Caos, 2010).